Tratamento para Queimaduras

Quais são as pomadas mais usadas para tratamentos para queimaduras leves?

Publicado em 5 de janeiro de 2021

Conheça as pomadas mais recomendadas pelos médicos para iniciar o tratamento para queimaduras de primeiro grau

Todo mundo já se queimou de alguma forma. Às vezes você colocou a mão na panela quente, às vezes o vapor foi o responsável pela queimadura… quem sabe você já não se queimou com o ferro de passar ou a chapinha? Ainda que causem dor, por serem leves, é possível iniciar o tratamento para queimaduras de primeiro grau dentro de casa, com o auxílio de algumas pomadas.

Algumas pomadas simples podem ser utilizadas no tratamento de queimaduras

Quando alguém sofre uma queimadura leve de primeiro grau, onde não há o surgimento de bolhas na pele e nem destruição da pele, somente um vermelhidão e uma dor suportável, é possível iniciar o tratamento dentro de casa com algumas pomadas que ajudam na cicatrização e previnem o surgimento de infecções. Veja as principais:

Bepantol

É uma pomada muito utilizada em tatuagem, composta por dexpantenol, também conhecido por vitamina B5, um composto que protege e nutre a pele, ajudando na sua cicatrização e estimulando a sua regeneração. Esta pomada deve ser aplicada sob a queimadura 1 a 3 vezes por dia, sendo apenas indicada para queimaduras leves de 1º grau, que não formam bolha.

Nebacetin

Muito conhecida, essa pomada previne o desenvolvimento de bactérias e ajuda na cicatrização da queimadura. É indicada para quando aparecem pequenos sinais de infecção, como o pus ou inchaço. Aplique de 2 a 5 vezes ao dia com o auxílio de uma gaze e com as mãos limpas.

Esperson

Indicada para diminuir o inchaço e a vermelhidão da pele queimada. Possui efeito anti-inflamatório, antialérgico e calmante, por isso cessa as coceiras na região queimada. Pode ser usada 1 a 2 vezes por dia. Os tratamentos para queimaduras de primeiro grau são simples e tranquilos. Procure lavar bem a região com água corrente e de temperatura ambiente, aplique compressas frias – sem gelo – sobre a região e utilize as pomadas mencionadas acima com o auxílio de uma gaze. Procure estar com as mãos limpas para fazer todos esses procedimentos.

Em casos de queimação mais graves, onde a pele é muito danificada e bolhas se formam, encaminhe o paciente imediatamente a um atendimento médico qualificado. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está apta a receber pacientes para atendimento e tratamento em Florianópolis e Santa Catarina.

    Tags:
Voltar