Queimadura leve

Queimadura leve: Saiba o que fazer em caso de insolação

Publicado em 3 de julho de 2019

Conheça as causas, sintomas e tratamentos para queimadura leve de insolação

A insolação é uma situação muito comum entre pessoas de todas as idades. Causada pelo excesso de exposição ao sol, ela causa vermelhidão, coceira e até bolhas, dependendo do grau da queimadura que é feita na pele.

Por ser muito comum, a pessoa que sofre de queimadura de insolação muitas vezes deixa de trata-la corretamente, o que ajuda a prejudicar a pele, causando feridas e ressecamento. Entenda um pouco mais sobre a insolação, as causas, sintomas e os tratamentos mais comuns para casos como esses:

Causas: No Brasil, os dias mais quentes costumam passar dos 30°. O vetão, por exemplo, é a época que mais apresenta casos de insolação, pois muitas pessoas vão à praias e clubes sem fazer o uso correto de protetor solar. Além disso, a insolação também pode ser causada no dia a dia. Se você trabalha com obras ou fica na rua na maior parte do tempo e não utiliza protetor durante o tempo em que está exposto ao sol, os riscos de pegar uma insolação e sofrer queimadura leve é muito grande.

Sintomas: Existem vários graus de queimaduras através da insolação. Se você for à praia se bronzear na areia com o sol do meio dia, por exemplo, certamente se queimará e até passará mal. Os principais sintomas de insolação são: dores de cabeça, tontura, náuseas, pele quente e seca, febre interna, coceira, ardência, pulso rápido, distúrbios visuais e até confusão mental. Se a insolação for muito forte sintomas mais graves podem aparecer, tais como respiração rápida e difícil, palidez ou desmaios, febre muito alta e pele arroxeada. Em casos como esse, procure a unidade de saúde mais próxima imediatamente.

Tratamentos: Caso a queimadura de insolação seja leve, você deve agir da seguinte forma:

– Vá para um local ventilado e com sombra;

– Remova o máximo de peças de roupas que conseguir;

– Descanse encostado em algum local arejado e tranquilo com a cabeça elevada;

– Hidrate-se com muita água ou água de coco gelada;

– Tome um banho gelado ou borrife água gelada por todo o corpo, caso não esteja em um local que tenha chuveiro;

– Faça compressas de água fria na testa, pescoço, axilas e virilhas;

– Após um banho gelado, fique envolto em panos ou roupas encharcadas de água fria;

– Assim que a dor se aliviar, procure passar pomadas para queimaduras leves por todo o corpo. Se a dor estiver forte ou não souber o que fazer, procure uma clínica especializada em queimaduras, como a Cepelli, e peça orientações do médico.

Conheça todos os serviços prestados pela Clínica Cepelli, especialista em queimaduras e outros problemas de pele para todas as idades. Entre em contato com nossa equipe para saber mais e agendar uma consulta.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar