Queimaduras de fogos: os perigos nesta época do ano
Cuidados especiais com as crianças e em festejos deve ser redobrado para evitar queimaduras de fogos
Fogos de artifício, embora façam um visual bonito, podem causar acidentes graves, principalmente nesta época do ano em que são comemoradas festas regionais por todo Brasil. Tradicionalmente, as festas nos meses de junho e julho se proliferam pelas cidades, com balões, foguetes e diversos outros artefatos que exigem cuidado no manuseio para não causarem queimaduras de fogos, sobretudo em crianças.
De forma geral, todos os fogos de artifício podem causar danos. Muitos são os casos de amputação de dedos e outros membros, cegueira e queimaduras de fogos de artifício. Principalmente em relação às crianças, que geralmente não têm o senso do perigo, os pais devem ficar atentos para saber como evitar acidentes com fogos. Em alguns casos, podem causar queimaduras de segundo grau que necessitam de uma média de 15 dias de tratamento médico, com o risco de explodirem na mão, mutilando o usuário. Dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ) mostram que, durante junho e julho, os atendimentos a pessoas que sofreram queimaduras de fogos nas emergências dos hospitais chegam a dobrar e mais de 80% das vitimas são crianças. A maior incidência é pelo uso imprudente de matérias inflamáveis, explosivos e brincadeiras perto das chamas das fogueiras.
Para evitar queimaduras de fogos e acidentes com crianças, algumas medidas devem ser adotadas: jamais carregar bombinhas no bolso; não reaproveitar bombinhas ou rojões que falharam; nunca associar bebida alcoólica com o uso de fogos e nem entregar fogos de artifício a criança; comprar fogos de artifício apenas em lugares especializados e evitar a aquisição em locais não autorizados; atentar para o tipo e a quantidade de pólvora existente no produto, pois quanto mais pólvora, maior a periculosidade e potência do artefato; nunca apontar fogos para as pessoas nem acendê-los próximo ao rosto, dando preferência aos locais abertos, de preferência em áreas amplas e sem vegetação por perto; e atentar para a classificação por idade e habilitação de cada tipo de fogos de artifício.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui