clínica especializada em queimaduras

Queimaduras de primeiro grau: primeiros socorros

Publicado em 2 de agosto de 2017

Veja que cuidados ao paciente devem ser adotados em caso de queimaduras de primeiro grau

Queimaduras de primeiro grau, embora sejam o tipo de lesão mais leve, devem ser tratadas para que não haja complicações posteriores. Ainda que não seja necessário encaminhar o paciente para uma clínica especializada ou hospital, é preciso adotar algumas precauções. Veja quais são:

ELIMINAR O CONTATO DA PELE COM O AGENTE CAUSADOR: a primeira ação a tomar em caso de queimaduras de primeiro grau e qualquer outra é cessar o contato da pele com o agente causador da lesão, seja ele qual for. Fogo. Líquidos e superfícies aquecidas estão entre os grandes causadores de queimaduras;

LAVAR E RESFRIAR O LOCAL ATINGIDO: assim que for possível, é preciso lavar e resfriar o local atingido. No entanto, evite esfregar com as mãos ou com qualquer outro material a pele, pois ela está bastante sensível. O ideal em queimaduras de primeiro grau é procurar água abundante e corrente em temperatura ambiente e utilizá-la até que o paciente queimado sinta a região menos dolorida;

CUIDADO COM A SENSIBILIDADE DA PELE: com a pele sensível, o pensamento que vem à cabeça é justamente utilizar algum creme, produto ou até mesmo receita caseira para aliviar a dor, certo? Errado! Qualquer substância sobre a pele queimada vai irritá-la ainda mais e aumentar o risco de infecções por bactérias, vírus e fungos presentes nestes produtos.

Como a pele é a barreira natural do organismo que nos protege de infecções, o melhor a fazer é não aplicar nenhum produto. O ideal é utilizar gaze e soro fisiológico para aliviar as dores de tempos em tempos, até que a pele se regenere. Vale ressaltar que para casos mais graves que queimaduras de primeiro grau ou situações onde a dúvida prevaleça, o correto é encaminhar o paciente para atendimento médico especializado. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras está apto a receber indivíduos para atendimento e tratamento em Florianópolis, Santa Catarina.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar