queimaduras de segundo grau

Queimaduras de Segundo Grau e os cuidados com o Sol

Publicado em 1 de junho de 2016

Entre os cuidados, evitar o sol em caso de queimaduras de segundo grau é essencial para uma boa recuperação

As queimaduras são definidas como a lesão dos tecidos moles do corpo, devido às altas ou baixas temperaturas e podem ser produzidas por diversos tipos de agentes, sejam físicos, químicos ou radiações. Também se dividem pela profundidade da pele afetada, em queimaduras de primeiro, de segundo e de terceiro grau. Queimaduras de segundo grau são as que afetam a derme e a epiderme. Desta forma, ao sofrer a lesão, deve-se avaliar a gravidade para determinar se é possível curá-la por conta própria ou não. Dependendo do grau em que a pele tenha sido afetada, procurar ajuda médica especializada é fundamental para iniciar o tratamento. Geralmente, vermelhidão na área afetada, dor intensa, ardor e aparecimento de bolhas são as características das queimaduras de segundo grau.

As queimaduras de sol podem ter diversas causas, como permanência prolongada aos raios solares, falta de utilização do filtro solar, contato ou uso de produtos sensibilizantes como limão, perfumes e algumas frutas e o uso de remédios sensibilizantes ao sol, como antibióticos, por exemplo. É essencial que a avaliação da queimadura seja feita por um médico e, dependendo da gravidade, um dermatologista. É sempre importante ressaltar que se deve evitar o uso de produtos desconhecidos e de receitas caseiras.

Geralmente, em queimaduras de segundo grau, é necessária a limpeza do local uma vez ao dia e o uso de cremes com corticoides e antibióticos. Sendo assim, o paciente deve evitar o sol protegendo-se com bonés e roupas que possam cobrir a área afetada sem causar desconforto, além de evitar a exposição direta aos raios solares. Deve-se esperar a bolha sumir e então tratar com soro fisiológico e cremes. Também são usados cremes hidratantes com vitaminas algumas vezes ao dia. Grandes queimaduras podem causar desidratação e choque, tornando-se muito graves, motivo pelo qual se proteger do sol é medida obrigatória para auxiliar na recuperação.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

    Tags:
Voltar