Queimaduras

Queimaduras deixam sequelas em pacientes pediátricos

Publicado em 5 de junho de 2015

 

Introdução:

As queimaduras são lesões prevalentes na faixa etária pediátrica e podem resultar em sequelas. O desenvolvimento de cicatriz patológica é uma das sequelas derivada de lesões térmicas profundas. Sua progressão pode levar a dor, restrição funcional e danos emocionais.

Objetivo:

Indicar as prevalências e os fatores associados às sequelas de queimaduras em pacientes pediátricos.

Método:

Estudo transversal analítico, realizado por meio de censo, com dados de 123 prontuários de pacientes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, admitidos entre setembro de 2007 a agosto de 2009. Os dados foram coletados por meio de protocolo com questões relacionadas ao perfil sociodemográfico, tipo e fatores associados à presença de sequelas físicas. Os resultados foram analisados descritivamente.

Testes de associação foram realizados com o qui quadrado ou prova exata de Fisher.

Entre em contato com o Centro Clinico avançado de tratamento de Feridas e Queimaduras Clínica Cepelli. 

Resultados:

Queimaduras foram mais evidenciadas na faixa etária dos 0-6 anos, em ambiente intra domiciliar, principalmente na cozinha, por líquidos aquecidos e com superfície corporal total queimada (SCTQ) menor que 10%. A sequela mais prevalente foi a cicatriz hipertrófica (56,3%). Sequelas físicas fora mais prevalentes na faixa etária de 6 a 12 anos. Ocorreram em 75% das queimaduras em ambiente extra domiciliar e em todas as queimaduras com SCTQ maior que 30%. Dentre as queimaduras de 3° grau, 75,8% apresentaram sequelas, bem como 64,3% causadas por agentes inflamáveis (68,8%) quando o tratamento inicial foi cirúrgico.

Conclusão:

Sequelas foram encontradas em 39,8% dos pacientes.
A presença de sequelas físicas correlacionou-se significadamente com: Faixa etária de 6 aos 12 anos, ambiente extradomiciliar SCTQ maior que 30%, 3º grau, agentes inflamáveis e tratamento inicial cirúrgico.

 

 Acesse Nossa Página no Facebook – facebook.com

 

 

    Tags:
Voltar