Queimaduras Infantis

Queimaduras Infantis: os tipos mais comuns

Publicado em 10 de janeiro de 2018

Veja quais são os principais casos de queimaduras infantis e as dicas para evitar e prevenir acidentes com crianças

Queimaduras infantis são mais comuns do que parecem. O ambiente doméstico, somado à aguçada curiosidade das crianças e às distrações de pais e responsáveis, é o local onde há mais registros de lesões que poderiam ser facilmente evitadas, prevenindo assim esse tipo de trauma.

Conheça abaixo os tipos mais comuns de queimaduras em crianças, assim como formas de evitá-las e o que fazer em caso de lesão:

PRINCIPAIS CASOS: entre os tipos mais comuns de queimaduras infantis podemos citar os acidentes com bebidas e alimentos quentes, os que envolvem álcool e fogos de artifício e os ocorridos na cozinha, mais precisamente no fogão.

Diante das inúmeras novidades para as crianças, certas descobertas podem ser verdadeiramente dolorosas, mas perfeitamente evitáveis, bastando para isso um pouco de cuidado e atenção;

COMO EVITAR: a lista de cuidados é extensa, mas as medidas são extremamente simples na maioria dos casos. Lembre-se que prevenir acidentes que podem causar lesões graves será, mesmo que trabalhoso, mais vantajoso que lidar com queimaduras infantis.

Algumas precauções: usar as bocas de trás do fogão e manter o cabo das panelas para dentro, não segurar bebidas quentes e crianças no colo ao mesmo tempo, evitar que comidas quentes estejam ao alcance do público infantil ou nas bordas de mesas com toalhas, manter ferro de passar roupa, chapinha, velas e aquecedores fora do alcance das crianças, mantê-las longe da cozinha sempre que possível, utilizar tela de proteção caso tenha lareira em casa e cobrir tomadas com protetores por toda a casa, entre outras;

O QUE FAZER EM CASO DE QUEIMADURAS INFANTIS: se por ventura ocorrer alguma queimadura é imprescindível resfriar imediatamente a área afetada com água corrente para minimizar a dor da criança. Isso é fundamental para evitar que queimaduras infantis continuem agindo em camadas mais profundas da pele. Após este primeiro momento, em muitos casos é preciso procurar auxílio médico para melhor avaliação e tratamento adequados.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis como referência no tratamento de queimaduras infantis e é referência desde 2013 no Estado de Santa Catarina.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar