Tratamento de Queimaduras

Queimaduras: O que fazer até a ajuda chegar?

Publicado em 24 de julho de 2019

 

Tratamento de Queimaduras – Saiba como agir em casos de queimaduras de terceiro grau e evite agravar a situação

No desespero, muitas pessoas acabam tomando certas atitudes impensadas, agravando ainda mais a situação. Muitas vezes, sob impulso, após queimaduras de terceiro grau, quem está de fora pratica medidas de socorros erradas que podem prejudicar e muito as pessoas que foram queimadas.

As queimaduras são lesões causadas a partir de algum agente físico ou origem térmica, como o fogo e calor excessivo, elétrica ou química, quando há contato da pele com algum produto perigoso, como o caso do ácido e da soda caustica.

Se a queimadura for mais leve, um simples tratamento caseiro pode resolver, como, por exemplo, lavar a área afetada com água corrente e sabão neutro e passar uma pomada para queimaduras. Porém, em casos de queimaduras de terceiro grau, os riscos são muito maiores e o melhor é buscar ajuda emergencial o mais rápido possível. Confira algumas dicas de como agir em casos como esse e o que não fazer para agravar a situação:

Grau de queimadura: Basta olhar para identificar o grau da queimadura. Se ela for leve, apenas uma vermelhidão aparecerá na pele, se for moderada, poderão surgir algumas bolhas, coceira, ardência e vermelhidão, porém, se o grau da queimadura for muito alto, acima de 3 ou 4 graus, a pele pode se derreter e até deformar a pessoa. Esse é o pior grau da queimadura e o que mais causa mortes. É importante identificar o nível de queimadura antes de levar a pessoa até o hospital mais próximo.

Bolhas e ardência: O contato do fogo ou de algum produto químico com a pele e a exposição exagerada ao sol resultam em queimaduras, causando ardência e levantando bolhas. É importante não estourar essas bolhas e não passar nenhum tipo de “remédio caseiro” ou qualquer outro tipo de remédio sem orientação médica. Se você fizer isso, a pele pode ficar irritada e a situação tende a piorar.

Roupa e queimadura: Apesar de comum, ninguém se programa para receber uma queimadura. Por essa razão, quando isso acontece geralmente as pessoas estão vestidas e a roupa pode acabar ficando grudada no corpo, juntamente com a lesão de queimadura. Em casos como esse, jamais arranque o tecido da ferida, pois isso pode causar ainda mais dor e prejuízo para a pessoa queimada.

Busque ajuda: Em casos graves, ligue imediatamente para a emergência e solicite ajuda o quanto antes. Não jogue água ou coloque pano sobre as feridas das queimaduras, pois isso pode prejudicar o trabalho dos profissionais que cuidarão do paciente. Tente mantê-lo calmo e acordado até a emergência chegar até o local onde estiver.

Conheça a Clínica Cepelli, especializada em queimaduras, cortes e outros problemas de pele. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar