Tratamento de Feridas

Reconhecimento e tratamento de feridas infecionadas

Publicado em 22 de maio de 2019

Saiba quais são as causas, sintomas, prevenção e tratamento de feridas infeccionadas

Apesar de comum, os ferimentos podem ser contaminados com diversas bactérias, ocasionando em infecções leves ou graves, dependendo do tempo que ficarem alojadas na ferida.

Por isso, é necessário iniciar um tratamento de feridas o quanto antes, a fim de evitar infecção ou que ela se espalhe para o sangue e outras áreas do corpo. É importante ficar atento às mudanças do corpo e a possíveis sintomas, como sinal de piora da ferida. Entenda um pouco mais sobre feridas as causas, sintomas e tratamentos de feridas:

Causas: As feridas podem ser infeccionadas por vários motivos. Porém, as feridas com mais chances de infecção são as que forem ocasionadas por mordidas de pessoas ou animais, perfuração com prego, vidro, etc, contato com sujeira e o fato de não ser limpa dentro de 8 horas, demora na cicatrização, contato com saliva e feridas abertas nas regiões das mãos, pés, pernas, axilas ou virilhas, onde são mais propensas a infecções.

Além disso, pessoas com alguns tipos de doenças, como a diabetes, por exemplo, possuem o sistema imunológico comprometido e por essa razão estão mais sujeitas a desenvolverem infecções perigosas.

Sintomas: As feridas infeccionadas causam vários tipos de sintomas nas pessoas. Os mais comuns são secreção amarelada ou esverdeada, mau cheiro que sai de dentro da ferida, inchaço, vermelhidão, inchaço, aumento da ferida, febre e dor. Se for piorada, os sintomas podem se agravar ainda mais e desencadear uma série de outros problemas.

Prevenção: As infecções em feridas podem ser evitadas de várias formas. Após a abertura da ferida, lave-a imediatamente com água e sabão, aplique pomadas antibióticas para queimaduras ou feridas conforme orientação do seu médico, cubra o ferimento com gaze limpa, mantendo-o sempre seco e limpo e troque o curativo sempre que preciso.

Tratamento: O tratamento de feridas infeccionadas pode ser diferente em cada caso. O médico poderá prescrever o uso de antibióticos que combatem as bactérias presentes nas feridas, lavagem da ferida com o uso de antibióticos líquidos, esvaziamento de um abscesso, entre outros. Caso a infecção já esteja avançada, pode ser necessária uma internação hospitalar.

Conheça todos os tratamentos que a Clínica Cepelli oferece. Nossos profissionais são altamente qualificados e estudados para cuidar dos mais variados tipos de infecções de pele, feridas e queimaduras, além de outros problemas que podem atrapalhar a saúde dos pacientes.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar