Hérnias em crianças

Saiba o que é e como tratar hérnias em crianças

Publicado em 17 de abril de 2019

Hérnias em crianças é um problema comum e

fácil de ser tratado. Conheça mais sobre elas:

 

Você já deve ter visto ou ouvido falar de crianças que nasceram ou desenvolveram hérnias na região da virilha ou no umbigo logo nos primeiros meses de vida, não é mesmo? As hérnias, é uma espécie de saliência que surge quando um tecido ou órgão escapam por meio de um orifício que se abriu, são problemas comuns, com facilidade de tratamento, porém que necessitam de atenção.

As hérnias iguinais ou umbilicais podem aparecer ou aumentar facilmente de tamanho através do choro ou esforço da criança. Em muitos casos, elas aparecem desde o nascimento. Veja abaixo os tipos de hérnias que mais comuns e como trata-las:

 

Hérnia umbilical: As hérnias umbilicais são comuns em bebês e crianças de pouca idade e normalmente tem origem congênita. São vistas após uma “inflamação” no umbigo da criança, que apresenta uma saliência.

A maioria das hérnias umbilicais em crianças acaba se encerrando naturalmente até os 18 meses de idade. Porém, em alguns casos, elas podem demorar mais a sair, podendo ficar no umbigo de crianças de até 3 anos de idade. Em casos de dor ou aumento da hérnia, ultrapassando o tamanho de 1,5 cm de diâmetro, um tratamento cirúrgico deve ser considerado.

 

Hérnia inguinal: Já a hérnia inguinal se apresenta na região da virilha e é menos comum do que a umbilical, porém atinge cerca de 3% a 5% dos recém-nascidos, principalmente do sexo masculino. Cerca de 60% das hérnias inguinais aparecem do lado direito da virilha, enquanto 25% aparecem do lado esquerdo e apenas 15% podem aparecer dos dois lados.

Em meninos, o aparecimento da hérnia está relacionado ao desenvolvimento dos testículos, que acabam se desenvolvendo dentro do abdômen e depois do sétimo mês de gravidez, passam para o escroto. Durante esse caminho da parede do abdômen, os testículos passam pelo canal inguinal, antes de alcançar o escroto. Essa abertura do canal inguinal deve ser fechada, porém, em alguns casos, esse fechamento não acontece, provocando o aparecimento de hérnia nessa região. Nesses casos, a hérnia inguinal geralmente necessita de intervenção cirúrgica, que acontece de forma rápida e simples, com quase nenhum risco para as crianças.

 

Conheça a Clínica Cepelli, especializada em tratamentos de doenças comuns, na infância, consultas médicas infantis, procedimentos cirúrgicos de urgência, doenças cirúrgicas de recém-nascidos, entre outros procedimentos que envolvem a saúde e bem estar de bebês e crianças pequenas.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis, Santa Catarina, desde 2013 trata de casos de cirurgia infantil e todo tratamento de doenças cirúrgicas mais comuns em adultos, crianças e também idosos. 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento Infantil

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar