Tratamento de Feridas

Saiba o tratamento de feridas correto para cada caso

Publicado em 11 de abril de 2018

Existem diversos tipos de feridas e por esse motivo é preciso estar atento a cada situação para realizar o tratamento de feridas ideal

A pele é nossa maior proteção contra as situações do dia a dia, como poluição, chuva e atritos, por exemplo. Porém, essa barreira natural formada pelo suor e gordura pode se ferir em decorrência de acidentes ou como consequência de uma doença. Tanto para causas físicas como para naturais, a pele é a porta de entrada para feridas. Por isso, é importante saber com mais precisão sobre o tratamento de feridas e a maneira adequada para que a mesma seja curada sem causar danos maiores à saúde.

Saiba mais abaixo:

TIPOS DE FERIDAS: a classificação das feridas – Limpas, Contaminadas e Infectadas – varia de acordo com a aparência, sangramento, secreção e cicatrização. Cada caso requer uma atenção especial para evitar consequências graves.

Ter um atendimento médico eficiente e fazer o curativo certo para o tratamento de feridas é fundamental para a cura;

CUIDADOS COM OS FERIMENTOS: é essencial examinar a ferida para saber que tipo de tratamento será executado. Saber a causa e a proporção da ferida na pele são medidas que ajudam o profissional de saúde a seguir o melhor plano de ação para o combate do machucado.

COMO TRATAR FERIDAS PEQUENAS: a maioria dos ferimentos pode ser tratada com uma limpeza somente com água e sabão neutro. Isso é primordial para retirar qualquer resíduo de terra, areia ou demais detritos.

Havendo bolhas, não é recomendado estoura-las, pois isso pode causar uma ferida maior. No mercado há muitas opções de curativos prontos que podem ser usados diretamente sobre a ferida, se for o caso de um corte superficial, para evitar o contato com componentes externos;

COMO TRATAR FERIDAS MAIORES: no caso de feridas com uma extensão maior, mas sem a necessidade de pontos, a melhor maneira de tratar é com gaze, atadura e esparadrapo.

A higienização é ponto crucial para uma cicatrização eficiente. Outra questão importante é não aplicar algodão ou qualquer outro produto que solte fiapos. Além disso, limpar a ferida hidratada com soro fisiológico é o que irá garantir a remoção de sangue, secreções e demais sujeiras.

Vale lembrar que a orientação médica é indispensável para confirmar qual tratamento de feridas será útil para o caso. A troca de curativos em casos mais graves deve ser feita somente por profissionais de saúde. A higiene e esterilização do material garantem a eficiência do tratamento.

Siga as recomendações médicas para não agravar o problema.

A Cepelli atua em Florianópolis, Santa Catarina, desde 2013 como referência no tratamento de feridas. Dotados da mais moderna tecnologia e de atendimento humanizado, estamos aptos para receber pacientes e realizar os tratamentos necessários para recuperação.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

Voltar