Inchaço nas pernas

Saiba quais são as causas, sintomas e tratamento de trombose

Publicado em 8 de maio de 2019

Saiba como funciona o tratamento de trombose e como evita-la

Você sabe o que é trombose? Uma doença muito comum nos dias de hoje, a trombose ocorre quando há formação de coágulos sanguíneos em uma ou mais veias das pernas e coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região, prejudicando a saúde do paciente.

Porém, o que mais prejudica é quando o coágulo se desprende e começa a se movimentar pela corrente sanguínea, que é a embolia. A embolia, por sua vez, pode ser ainda mais prejudicial, ficando presa no cérebro, no coração ou no pulmão, ocasionando a morte das pessoas. Abaixo, entenda um pouco mais sobre os tratamentos de trombose, como ela aparece e seus sintomas:

Causas: As pessoas que acabaram de passar por alguma cirurgia ortopédica, oncológica ou ginecológica estão mais propensas a desenvolver trombose. Isso porque a falta de movimento pode formar os coágulos sanguíneos, gerando a embolia. A trombose é maior em mulheres na faixa dos 20 a 40 anos devido ao uso de anticoncepcionais e gestações. Porém, em pessoas de mais idade, a trombose geralmente ocorre após cirurgias ou pela falta de exercício físico e movimento nas pernas. Para evita-la, é indicado que o paciente se movimente sempre que possível e mantenha uma rotina saudável dentro e fora de casa.

Sintomas: A trombose ocasiona em diferentes sintomas, que podem ser observados já no seu início. São eles: dor na região afetada, calor, vermelhidão e rigidez da musculatura. Se o caso de trombose aparecer após uma cirurgia, observe todos esses sintomas e saiba diferenciar a dor da cirurgia com a dor da trombose, além de observar o inchaço, tosse com sangue, dor no peito ou nas costas e respiração curta e rápida, podendo acontecer algum desmaio.

Tratamento de trombose: Uma vez feito o diagnóstico através de exames solicitados por um médico especialista, o tratamento de trombose é feito com três diferentes objetivos: impedir o crescimento do coágulo sanguíneo, impedir que esse coágulo avance para outras regiões do corpo e reduzir as chances de recorrência da trombose. Após o médico escolher qual tratamento será necessário para cada paciente, eles serão medicados com diluidores do sangue como anticoagulantes, heparina, inserção de filtros na maior veia do abdômen ou meia de compressão. Vale lembrar que nem todo tratamento é igual e a heparina e filtros na veia do abdômen só ocorrem em casos de trombose mais avançada.

A Cepelli, centro clínico de Florianópolis, dispõe de atendimento médico especializado para receber pacientes em tratamento de trombose. Atuamos desde 2013 unindo tecnologias de última geração à humanização dos processos.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em úlceras vasculares
Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar