Testículos não descidos – o que fazer?
Testículos não descidos
A conduta mais comum é o médico esperar até a criança ter 1 ano para ver se o testículo (ou testículos) que não desceram se corrige sozinho. Trata-se de um problema denominado criptorquia ou criptorquidia, quando o testículo não desce para o seu local definitivo, a escrotal, até o nascimento.
A criptorquidia ocorre com mais frequência em prematuros. Um em cada 30 bebês nascidos depois de 37 semanas apresentam a chamada distopia testicular.
Na maioria dos casos (dois terços) o testículo vai para o lugar por conta própria até a criança fazer 1 ano. Se isso não acontecer, o médico pode indicar um tratamento hormonal ou uma cirurgia.
A cirurgia é necessária?
A cirurgia é indicada para remover alguma obstrução que impeça a descida do testículo, ou quando o tratamento hormonal não funciona. Se o ligamento que sustenta os testículos for muito curto, ele pode ser estendido durante a operação (que às vezes precisa ser repetida alguns meses depois).
A cirurgia também é necessária no caso de haver uma hérnia inguinal, uma complicação muito comum em que uma alça do intestino fica deslocada, e aparece na forma de um “caroço” que pulsa quando a criança chora ou faz força e depois some.
A idéia de uma cirurgia numa criança tão pequena pode ser apavorante, mas esses são procedimentos muito simples que não exigem nem que a criança fique internada. O mais comum é que a cirurgia seja realizada de manhã e a criança tenha alta à tarde.
Há perigo se o problema não for tratado?
Os testículos não amadurecem direito se não estiverem no escroto, porque eles precisam estar a uma temperatura mais baixa que a do resto do corpo. Por isso, aumentam os riscos de câncer de testículo e de problemas de fertilidade no futuro se os testículos não estiverem no saco escrotal até o menino ter 2 anos.
Em casos muito raros, pode haver uma torção no testículo que não desceu, o que provoca forte dor na região da virilha. A correção normalmente é cirúrgica, também num procedimento simples, mas de urgência.
De qualquer maneira, desde que os testículos do seu filho estejam no lugar até ele ter 2 anos (seja por conta própria ou com ajuda médica), não há com o que se preocupar.
Por que o testículo não migra direito?
Ninguém sabe ao certo. A descida dos testículos ocorre numa fase tardia da gravidez, por volta do sétimo mês. Ela pode não acontecer devido a desequilíbrios hormonais na mulher, a uma falha no funcionamento dos músculos da região ou à presença de alguma coisa que obstrua o caminho do testículo.
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui