Tipos de Feridas

Tipos de feridas crônicas e agudas

Publicado em 10 de maio de 2016

Conheça as principais feridas crônicas e agudas e suas principais características

Uma ferida é uma interrupção na continuidade de um tecido corpóreo, podendo ser provocada por algum trauma ou desencadeada por uma afecção que acione as defesas do organismo. São interrupções da integridade cutâneo-mucosa e resultam dos desequilíbrios da saúde das pessoas, podendo impedir ou dificultar aspectos básicos da vida como a locomoção, a convivência e as relações interpessoais, por exemplo.

Sendo assim podem ser classificadas em feridas crônicas e agudas. A primeira, originária de cirurgias ou traumas, tem sua reparação no tempo adequado, sem complicações. Já a segunda são aquelas que não são reparadas no prazo esperado e apresentam agravos. Quanto às feridas agudas, a principal causa no nosso meio são os traumatismos, seguido de feridas térmicas, infecciosas, químicas, vasculares, alérgicas e radioativas. As feridas crônicas têm um processo de cicatrização complicado por processos infecciosos ou em decorrência de outras doenças existentes.

Uma ferida aguda pode ser tornar crônica, por exemplo, desde que algum mecanismo interfira em seu processo de cicatrização fisiológico. Neste grupo se enquadram as úlceras por pressão, as úlceras varicosas e o pé diabético. A úlcera de pressão é uma área localizada de necrose celular que tende a se desenvolver quando o tecido mole é comprimido entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período prolongado de tempo. Já a diabetes é uma doença que pode causar muitos problemas nos pés – pé diabético – levando até à amputação, pois quando os nervos dos pés são lesados, em consequência dos altos níveis de açúcar no sangue, não se consegue sentir dor ou a temperatura e pode ser difícil manter o equilíbrio. A úlcera varicosa, por fim, ocorre devido à insuficiência venosa crônica em indivíduos portadores de varizes nos membros inferiores.

O tratamento, seja das feridas crônicas ou agudas, deve ser realizado de forma individualizada, levando-se em consideração a evolução do quadro, a ocorrência de fatores que impliquem alterações no prognóstico, as características físicas da ferida e a disponibilidade de recursos sugeridos ou propostos pelos profissionais de saúde, entre outros, dependendo de cada caso.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

    Tags:
Voltar