Aguarde, carregando...

Notícias

Tratamento caseiro de queimaduras: mitos e verdades

Tratamento caseiro de queimaduras: mitos e verdades

Evite procedimentos perigosos no tratamento de queimaduras, atentando para os mitos e verdades sobre o tema

Mitos acerca de determinados assuntos ganham força ao longo da história. Em se tratando do tratamento de queimaduras, não é diferente. Desde a antiguidade, a humanidade procura remédios e ‘milagres’ caseiros para atenuar acidentes. Elementos como barro, rãs banhadas no azeite e até mesmo excrementos de animais estão presentes em um papiro egípcio datado do ano de 1.500 A.C. como possíveis soluções para queimaduras. Já no século 4 A.C., os gregos utilizavam banha de porco, enquanto os romanos preferiam uma mistura de mel e farelos.

Isso demonstra e, de certa forma, explica porque muitas pessoas por ignorância – desconhecimento do tema – utilizam iogurte, pasta de dente, extrato de tomate, gelo e clara de ovo crua, entre outros, como supostos atenuantes caseiros diante de queimaduras. Pesquisas comprovam que a desinformação é alarmante: na Grã-Bretanha, um estudo pediu que pais respondessem a pergunta ‘O que fariam para socorrer um menino de dois anos que acabara de derramar uma panela de água quente sobre o corpo?’. Somente 10% dos entrevistados deram uma resposta satisfatória. Pesquisa similar na Turquia revelou que apenas 25% dos questionados colocariam água corrente sobre os ferimentos – o que é correto – enquanto nada menos do que 50% respondeu com tratamentos caseiros de queimaduras ineficientes e não indicados.

Verdadeiramente, o fato de queimaduras superficiais serem curadas praticamente sem acompanhamento médico nos faz crer que métodos caseiros sejam a solução, quando na realidade é o próprio organismo que se encarrega do restabelecimento do indivíduo.Vale ressaltar que o procedimento correto para casos de queimadura é deixar cair água fria por pelo menos 20 minutos na região afetada, não sem antes remover roupas e todos acessórios, como pulseiras, relógios e anéis. A água fria evita que a pele continue queimando e esfria a área afetada. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, situada em Florianópolis/SC, está preparada para receber pacientes queimados com total infraestrutura, tecnologia e profissionais especializados a fim de minimizar os danos e iniciar o tratamento adequado para cada caso.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em tratamento de queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui