tratamento de escaras

Tratamento de escaras: como fazer curativos

Publicado em 13 de outubro de 2020

Veja o passo a passo para aprender a fazer curativos e auxiliar pacientes no tratamento de escaras

Causadas devido à constante pressão sofrida por regiões do corpo humano com proeminências ósseas, as escaras costumam atingir em maior quantidade indivíduos com pouca ou nenhuma mobilidade, como pacientes acamados em casa ou em hospitais e cadeirantes. A ferida pode se desenvolver de forma superficial ou profunda, o que demanda um tratamento de escaras diferenciado de acordo com o quadro clínico.

 

Ao fazer curativos em escaras, é fundamental limpar corretamente a lesão e sua região periférica para uma assepsia perfeita

A prevenção é o melhor remédio em se tratando das úlceras de pressão. Porém, como nem sempre é possível impedir seu aparecimento, o tratamento deve ser ministrado de acordo com a gravidade. Quando a questão dos curativos é abordada, é primordial atentar para as informações a seguir:

Primeiro passo

Lave a lesão com soro fisiológico – em temperatura ambiente ou levemente aquecido – em jatos, limpando também a pele ao redor da ferida. A temperatura é importante pois ajuda no tratamento de escaras, uma vez que auxilia na cicatrização. Já a aplicação em jatos não agride a pele no seu processo de regeneração;

Aplicação

Seja qual for o curativo escolhido – diante das opções existentes no mercado – é preciso posicionar a membrana sobre a ferida, deixando que ela ultrapasse em um centímetro as bordas da lesão.
Para lesões mais extensas, utilize várias membranas, se sobrepondo umas às outras até cobrir toda a região. É fundamental o contato total da membrana com a ferida;

Gaze

Acima da membrana posicionada para proteger a úlcera de decúbito posicione uma gaze limpa. Sua função será drenar o exsudato, ou seja, absorver a secreção que sai da ferida e passa pela membrana. Em algumas circunstâncias, o ideal é enfaixar a região afetada para melhor resultado sem, contudo, apertar demais a área protegida.

 

Algumas medidas acessórias e detalhadas referentes a estes procedimentos devem ser praticadas no tratamento de escaras. O curativo de gaze, por exemplo, deve ser trocado todos os dias ou sempre que estiver úmido, o que ocorrer primeiro. Isso evita infecções, assim como a troca da membrana em si, que depende da evolução de cada paciente, podendo durar até doze dias.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Florianópolis/SC, desde 2013 no tratamento de pacientes com escaras. Oferecemos o que há de mais moderno em recursos de tecnologia no setor de saúde, aliado ao atendimento humanizado, efetuado por uma equipe altamente treinada e engajada na recuperação de pessoas.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento em Úlceras de Pressão

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar