Tratamento de Escaras em Idosos

Tratamento de Escaras em Idosos

Publicado em 19 de maio de 2016

Conheça os métodos de tratamento de escaras em idosos

Escaras – ou úlcera de decúbito – são uma forma de úlcera de pressão na qual se observa uma crosta preta ou parte necrótica. As úlceras de pressão geralmente atingem as nádegas, os cotovelos, a região sacra, o tronco e o calcâneo. Fricção, traumas e desnutrição estão entre os fatores que podem provocar esse tipo de lesão, quando uma região de tecido mole fica por muito tempo comprimida entre uma estrutura óssea e uma superfície dura, por exemplo.

Idosos, assim como paraplégicos e pacientes hospitalizados, fazem parte da população mais vulnerável a esta condição. De uma forma geral, os princípios gerais para o tratamento de escaras incluem a remoção do tecido morto, a limpeza da ferida com soro fisiológico, a aplicação de produto para facilitar a cicatrização e a colocação de um curativo. O tratamento de escaras superficiais em idosos ou pacientes acamados, por exemplo, podem ser curadas apenas com o alívio da pressão no local, virando a pessoa de 3 em 3 horas. A identificação do microorganismo envolvido por um médico visa indicar a melhor forma de cuidar e tratar as escaras infectadas. Abaixo, listamos duas formas de tratamento de escaras em idosos:

LASER: consiste no uso de um aparelho de laser, de baixa intensidade, para melhorar a circulação sanguínea do local e acelerar a cicatrização. Deve ser efetuado por enfermeiro ou fisioterapeuta.
POMADA: este método ajuda a cicatrizar a escara mais rapidamente. O óleo Dersani, encontrado em farmácias, pode ser aplicado em escaras superficiais e nas regiões mais propensas ao seu desenvolvimento. Um creme hidratante na pele também deve ser aplicado para impedir o aumento da escara.

Geralmente, as escaras podem ser prevenidas com cuidados importantes em relação aos idosos: colocar almofadas ou espumas nos locais onde a pele fica vermelha mais rapidamente, verificar todos os dias se existe alguma ferida se desenvolvendo na pele e utilizar um colchão especial, também conhecido como colchão cascas de ovo, são algumas medidas que podem impedir o surgimento e posterior tratamento de escaras em idosos.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

    Tags:
Voltar