Tratamento de Feridas Crônicas

Tratamento de feridas crônicas: a importância da alimentação

Publicado em 7 de junho de 2017

Dieta balanceada e com os corretos nutrientes ajuda pacientes no tratamento de feridas crônicas

Muitos são os motivos que podem levar ao surgimento das úlceras de pressão, também chamadas de escaras. Entre eles, a redução do índice de massa corporal (IMC), baixo peso e ingestão de alimentos insuficiente, o que pode levar o paciente a um quadro nutricional crítico. Diante disso, é essencial realizar uma dieta balanceada e com os corretos nutrientes para que o paciente tenha um acompanhamento alimentar adequado no tratamento de feridas crônicas. As recomendações mínimas envolvem uma avaliação da pele e documentação de ingestão de alimentos e líquidos do paciente para, a partir daí, traçar uma boa dieta, fundamental para a sobrevivência e a saúde, o que muitas vezes é o diferencial para a cicatrização de ferimentos.

Há uma série de alimentos capazes de colaborarem no tratamento de feridas crônicas. No grupo das frutas que fornecem vitamina C – que auxilia na formação do colágeno, ajudando a renovar a pele – acerola, caju, goiaba, mamão, kiwi e laranja devem fazer parte do cardápio, assim como pimentão amarelo cru, agrião, repolho, couve e brócolis, também com grande teor de vitamina C, podendo ser ingeridos tanto no almoço quanto no jantar. Outro grupo que ajuda na cicatrização são as proteínas, incluindo feijão, ervilha, grão-de-bico, nozes, amêndoas e cereais integrais. Também são boas fontes de zinco, fundamental para renovar a pele.

Alimentos ricos em ômega 3, como linhaça, óleo de canola e peixes de água fria são indicados para acelerar a cicatrização no tratamento de feridas crônicas. Já no caso de carnes, ovos e laticínios, o consumo deve ser controlado, ainda que sejam boas fontes de proteína. E, de uma forma geral, evitar alimentos industrializados ou com excesso de açúcar, gordura e sal é ideal para a boa saúde e recuperação do paciente. Contar com um médico nutricionista é valioso nestes momentos, pois não há uma ‘receita de bolo’ para estes casos. Cada caso apresenta uma situação diferente e é por isso que na Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, contamos com profissionais especializados para o melhor atendimento, adequado e personalizado.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Feridas Crônicas

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar