tratamento de feridas

Tratamento de feridas: laser renova esperança de pacientes

Publicado em 7 de setembro de 2016

Laser de baixa intensidade acelera a cicatrização, melhorando os processos inflamatórios no tratamento de feridas agudas ou crônicas

As feridas podem ser classificadas em agudas, com processo de cicatrização ordenado e em tempo hábil e resultado funcional e anatômico satisfatório, ou crônicas, como as úlceras venosas e de decúbito, em que o processo estaciona na fase inflamatória, impedindo sua resolução e a restauração da integridade funcional. Um dos fatores que interferem no tratamento de feridas e na cicatrização é a contaminação que prolonga a fase inflamatória e interfere na epitelização, contração e deposição de colágeno. Em casos onde o paciente é portador de diabetes, todas as fases de cicatrização são prejudicadas, embora a administração de insulina possa melhorar o processo cicatricial. Pessoas obesas também podem apresentar comprometimento da cicatrização, provavelmente pelo acúmulo de tecido adiposo comprometendo a perfusão da ferida.

O laser de baixa intensidade auxilia no tratamento de feridas na medida em que acelera a cicatrização melhorando os processos inflamatórios ou dolorosos e é indicado para ferida cirúrgica, aftas, lesões do herpes simples ou zoster, tendinites, dores articulares, feridas abertas como úlceras varicosas, lesões interdigitais do pé diabético, unhas fúngicas, acne, hanseníase, psoríase palmo/plantar e queimados, entre outras doenças da pele.

Fonte de energia intensa, o laser de baixa intensidade contribui no tratamento de feridas, pois após ser absorvido pelos tecidos cutâneos, induz uma resposta celular promovendo a cicatrização. O tratamento com laser é um método rápido e eficaz, não tem contra-indicações, uma vez que não existe alergia à radiação e pode ser feito em conjunto com qualquer outro método de tratamento. A reabilitação funcional através do laser favorece o processo do reparo tecidual e colabora no tratamento de lesões inflamatórias agudas e crônicas de feridas abertas e fechadas com problemas associados aos processos de regeneração como edemas e hematomas.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar