Tratamento de Ostomia

Tratamento de ostomia: o que você precisa saber

Publicado em 9 de março de 2017

O tratamento de ostomia requer intervenção cirúrgica visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Qualidade de vida é uma benesse que ganha força e importância ao longo das décadas e do avanço da medicina e da tecnologia. O tratamento de ostomia visa exatamente isso: gerar uma vida melhor para pacientes com dificuldades respiratórias, digestivas ou urinárias, como forma de atenuar estes problemas e aumentar suas expectativas de vida. A cirurgia em si, trata-se de uma simples intervenção com a finalidade de criar um novo canal de comunicação para o exterior no órgão afetado, facilitando a saída de urina e fezes e/ou a entrada de alimentos e medicamentos. Pacientes que passam por este tipo de procedimento são chamados de ostomizados e precisam utilizar uma bolsa para recolher o conteúdo que é eliminado, nos casos de ostomia digestiva ou urinária.

Embora não seja uma situação das mais confortáveis, sobretudo esteticamente, o tratamento de ostomia com a intervenção cirúrgica é comprovadamente eficaz para melhorar o nível de vida e, em alguns casos, até salvar a vida de pacientes. O pós- operatório efetuado com os cuidados necessários, como a lavagem da bolsa e o repouso inicial, pode levar o paciente a ter de volta uma vida normal, ao lado de familiares e amigos, em praticamente todos os ambientes: doméstico, afetivo, profissional e social.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está preparada para receber e tratar estes pacientes, oferecendo-lhes o melhor acompanhamento no tratamento de ostomia. Situada em Florianópolis e referência desde 2013, contamos com profissionais médicos especializados para cuidar dos pacientes neste delicado processo. A cirurgia geralmente é feita com uma abertura na parede abdominal em pacientes com algum tipo de perfuração no abdômen ou em casos de câncer no reto, intestino grosso ou bexiga. Pacientes com obstruções do cólon ou lesões perineais, por exemplo, também têm indicação para a realização da ostomia. Entre os principais tipos de cirurgia de ostomia, estão a colostomia, a ileostomia, a urostomia e cistostomia, cada uma caracterizada de acordo com o órgão em que é feita a intervenção.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em tratamento de Ostomia

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar