Tratamento de queimaduras: como realizar os primeiros socorros

Tratamento de queimaduras: como realizar os primeiros socorros

Publicado em 16 de novembro de 2022

Realizar os primeiros socorros em indivíduos queimados faz toda diferença no tratamento de queimaduras. Este primeiro ato tem o poder de interromper a ação do agente causador do trauma para que depois, imediatamente, se esfrie a região atingida com o uso abundante de água corrente em temperatura ambiente para amenizar a dor.

Mas você sabe como agir em casos de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus?

Ação rápida evita que as camadas mais profundas da pele continuem queimando e provocando lesões e sequelas

Como o próprio nome sugere, os primeiros socorros colocados em prática o quanto antes em caso de queimadura podem diminuir sequelas e até mesmo evitar a morte de um indivíduo. Isso porque a ação rápida evita que as camadas mais profundas da pele continuem queimando e provocando lesões. Saiba mais:

Queimadura de 1º grau: embora afete apenas a camada superficial da pele, causando dor e vermelhidão, é necessário colocar a área atingida debaixo d’água por, pelo menos, 15 minutos. Manter um pano limpo e umedecido em água fria na região durante as primeiras 24 horas é aconselhável. Evite qualquer “receita caseira” e aplique, apenas, uma pomada hidratante ou cicatrizante para tratamento de queimaduras. A ida ao médico é desnecessária, uma vez que esse tipo de lesão não deixa cicatriz na pele ou outras complicações;

Queimadura de 2º grau: este tipo de trauma afeta as camadas intermediárias da pele e, por isso, além de dor e vermelhidão, comumente gera bolhas ou inchaços. Nestas feridas, o ideal é também resfriar a área por 15 minutos com água corrente, porém é preciso lavar a queimadura com sabão de pH neutro e cobrir a região com uma gaze molhada nas primeiras 48 horas. As bolhas não devem ser furadas em nenhuma hipótese e nenhum produto deve ser aplicado, sob risco de infecção. O ideal é procurar ajuda médica para o correto diagnóstico e cuidados, já que apesar de não deixar sequelas, a pele do local pode ficar mais clara;

Queimadura de 3º grau: é o tratamento de queimaduras mais grave, uma vez que as camadas mais profundas da pele são afetadas. Nervos, músculos e ossos também podem ser atingidos, de maneira que é preciso chamar uma ambulância imediatamente ou, caso não seja possível, é necessário levar o paciente queimado ao hospital. Uma gaze esterilizada ou um pano limpo sobre a região afetada pode cuidadosamente ser colocado até a chegada de auxílio profissional. Alguns órgãos podem ser afetados, portanto, o ideal é manter a pessoa acordada. Neste tipos de traumas e queimaduras pode não se sentir dor devido à destruição dos nervos, mas é necessária ajuda médica imediata para evitar complicações graves, assim como infecções.

A Cepelli é um Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras que atua em Florianópolis/SC, como referência, desde 2013. Atendimento humanizado, equipe multidisciplinar, especialistas em tratamento de queimaduras e estrutura apropriada para receber pacientes queimados são os nossos diferenciais visando a recuperação de indivíduos. 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

Voltar