Tratamento de queimaduras: como tratar e quais os graus
Por terem graus distintos de gravidade, as lesões podem exigir o tratamento de queimaduras de forma específica para não deixarem sequelas
Queimaduras são lesões que possuem graus distintos e consequentemente tratamentos diferenciados visando a pronta recuperação do paciente para o retorno a sua vida social e profissional. Em se tratando da gravidade, elas se classificam em queimaduras de 1º, 2º e 3º graus. No primeiro caso as lesões atingem camadas superficiais da pele, deixando o local com vermelhidão, inchaço e dor local, porém sem a formação de bolhas. No segundo caso, as camadas da pele atingida são mais profundas, causando bolhas, pele avermelhada, manchas de coloração variadas e ainda dor, inchaço e desprendimento de camadas da pele. Já no último caso, o mais grave, todas as camadas da pele são atingidas, podendo alcançar os ossos, com coloração branca ou preta em função da carbonização dos tecidos. Em todos os casos, o tratamento de queimaduras deve ser específico nos primeiros socorros para minimizar os riscos.
Assim que o incidente ocorre, é preciso agir. Mesmo que a pessoa que esteja por perto não seja um profissional de saúde, sua conduta é determinante para o paciente queimado. É neste momento que já se inicia o tratamento de queimaduras. É preciso extinguir a fonte de calor, não permitindo que a parte do corpo lesionada da pele continue em contato com o agente causador. Em seguida, é essencial lavar o local atingido com água corrente e abundante em temperatura ambiente. Jamais utilize água em temperaturas extremas, ou seja, nem quente, nem gelada. Isso pode agravar a lesão.
Dependendo do grau da lesão, o tratamento de queimaduras se estende aos profissionais de saúde. Neste caso, é preciso levar o paciente para alguma unidade de saúde ou hospital a fim de avaliar os danos e dar prosseguimento ao atendimento. A Cepelli é um Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras localizado em Florianópolis e dispõe de profissionais qualificados e recursos tecnológicos capazes de atender à demanda de pacientes queimados. Ao encaminhar a pessoa para o prosseguimento do atendimento, cuide para que a área atingida seja preservada. Evite pomadas ou receitas caseiras que só fazem agravar a lesão. Em caso de bolhas jamais estoure-as. Dessa forma, você evita infecções e maiores danos.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Queimaduras
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui