Tratamento-de-Queimaduras

Tratamento de queimaduras: cuidado e atenção com as feridas pelo corpo

Publicado em 10 de maio de 2017

Veja quais são as formas de tratamento de queimaduras e o que deve ser feito em caso de acidentes e lesões

Queimaduras são feridas que podem acontecer de uma hora para outra em qualquer ambiente, seja doméstico e profissional. Diante da rotina corrida de vida, temos o hábito de dar pouca importância para pequenas feridas e suas cicatrizações. No entanto, é preciso estar atento para que isso não se transforme em um problema maior do que realmente é para ser resolvido.

Ao ocorrer uma queimadura, o primeiro procedimento correto a ser realizado é a retirada do agente causador, seja ele qual for: calor, frio, eletricidade, produtos químicos, irradiação ou atrito. Logo após, é preciso lavar a região com água fria corrente, sem jato forte, para causar o resfriamento da pele e a remoção do agente causador. Importante não aplicar nada, nenhum remédio ou receita caseira por dois motivos: além de dificultar o trabalho do especialista em saúde que irá atender o paciente, pode piorar a lesão no momento de mexer na lesão. Portanto, nada de pasta de dente, borra de café e encostar a ferida no cabelo. Em casos que necessitem de atendimento para tratamento de queimaduras, seja no pronto-socorro, clínicas ou hospitais, o paciente será avaliado e diagnosticado para saber como irá proceder quanto hidratação e nutrição, por exemplo.

De acordo com a gravidade da queimadura, os procedimentos são diferenciados. Em queimaduras de segundo grau, com bolhas, costuma-se abri-las e aplicar sulfadiazina de prata a 1% para evitar infecção. Já em queimaduras de terceiro grau – os chamados grandes queimados – utiliza-se um cateter vesical para controlar o volume de urina para que a hidratação esteja sempre em dia. Os curativos devem ser trocados pelo menos de uma a duas vezes diariamente.

Na Cepelli, realizamos todo atendimento e tratamento de queimaduras, passando por essa fase aguda até a fase tardia, após os primeiros trinta dias, em que o foco passa a ser a prevenção e o tratamento de sequelas. Portanto, se você se feriu ou notou alguma ferida pelo corpo, não hesite em procurar seu médico ou o hospital mais próximo a fim de avaliar a gravidade e iniciar imediatamente o tratamento.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar