Tratamento de Queimaduras em Idosos

Tratamento de queimaduras em idosos: como proceder

Publicado em 24 de maio de 2017

Grupo de pacientes, em função da maior expectativa de vida, é desafio no tratamento de queimaduras em idosos

Com o aumento na expectativa e qualidade de vida dos idosos e as modificações sociais e familiares mais recentes na sociedade brasileira, grande parte da faixa etária acima de 65 anos não contam com a ajuda de pessoas ou entes queridos mais próximos, o que os expõe ao risco de acidentes nas tarefas domésticas, o que aumenta os casos de lesões e posterior tratamento de queimaduras em idosos. Diante deste quadro, o desafio para os profissionais que lidam com esse público vão da prevenção aos cuidados especiais com os pacientes.

O tratamento de queimaduras em idosos deve ser efetuado obedecendo a critérios especiais e específicos para este grupo, ainda que não existam definitivamente medidas ou condutas específicas. De maneira geral, um grupo defende reduzir a hidratação e caminhar com o tratamento conservador e prolongado, enquanto outro grupo defende condutas mais dinâmicas, com hidratação plena, monitorização invasiva e procedimentos cirúrgicos quando necessário. De fato, os estudos nesta área ainda demonstram que, apesar dos procedimentos distintos, nenhum deles se mostrou superior ou mais eficaz em relação ao outro, apesar dos cuidados e técnicas disponíveis o que, diante deste quadro, comprova que idosos tendem a ter uma evolução lenta e ruim diante de queimaduras.

O que se sabe é que com a longevidade humana e os avanços cada vez maiores da medicina e da tecnologia, o tratamento de queimaduras em idosos deve ser feito de maneira a dar todas as oportunidades para recuperação diante da lesão, com o menor nível de sequelas possíveis, em se tratando de casos mais graves. Para isso, estudar os aspectos médicos, bem como sociais e legais deste grupo para melhorar a assistência é fundamental – assim como ambientes domésticos mais seguros e preparados – para prevenir queimaduras. A Cepelli é um Centro Clinico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras pronto para auxiliar e tratar pacientes de todas as idades, inclusive idosos, que necessitem de acompanhamento profissional especializado e cuidados especiais.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar