Tratamento de Trombose

Tratamento de trombose venosa profunda: como identificar o problema

Publicado em 26 de dezembro de 2018

Tratamento de trombose consiste em frequentes visitas ao médico e medicações anticoagulantes controladas

Você já deve ter ouvido falar ou até mesmo conhece alguém que faz tratamento de trombose. A trombose, doença muito comum, é caracterizada pela formação de coágulos de sangue no interior das veias ou artérias, que impedem que o sangue circule normalmente pelo corpo, ocasionando dor e inchaço nas pernas e braços.

Ocasionada em diversas situações, como por exemplo em pessoas que são pouco ativas, grávidas, obesos ou como consequência de cirurgias, a trombose precisa ser identificada e tratada o mais rápido possível, para que não venha a se tornar em uma trombose venosa profunda.

 

Trombose venosa profunda
Assim como a trombose considerada “superficial”, a trombose venosa profunda é uma obstrução do fluxo sanguíneo nas veias por um coágulo ou trombo, que não só impede a passagem do sangue pelo corpo, mas também aumenta os riscos de que os coágulos aumentem de tamanho e migrem rapidamente para o cérebro ou o pulmão, causando AVC ou embolia pulmonar.
Por essa razão, é necessário ficar atento aos sintomas e procurar um médico o mais rápido possível, assim, problemas maiores serão evitados e o risco de adquirir outras doenças a partir da trombose será menor.

 

Sintomas da trombose
A trombose pode iniciar se apresentando de forma bem comum: Inchaço, vermelhidão, sensação de peso e calor excessivo, pele enrijecida e dor. Apesar de ser mais comum, a trombose pode se manifestar em outros lugares além das pernas, como por exemplo nos braços e mãos.
No caso de trombose cerebral e embolia pulmonar, o paciente poderá sentir falta de ar, tosse, cansaço, formigamento boca torta ou alterações de visão. Em alguns casos, também podem apresentar problemas na fala e paralisia em um dos lados do corpo. Nesses casos, a trombose já chegou ao pulmão ou ao cérebro e o tratamento deve ser imediato.

 

Tratamento de trombose
Caso o paciente perceba alguns dos sintomas mencionados acima, o médico deve ser imediatamente consultado, para que possa solicitar exames de ultrassom e tomografia e prescrever o uso de remédios anticoagulantes como a Heparina e a Varfarina.
Se o caso for muito grave, talvez o médico já peça uma internação, para que sejam feitos exames de prontidão e as medicações sejam controladas nos primeiros sete dias. Também será solicitado pelo médico o uso das meias de compressão elástica e dormir ou deitar com as pernas para cima, além de se movimentar com maior frequência e praticar atividades físicas regularmente após a recuperação, para evitar a volta da doença.

 

 A Cepelli, centro clínico de Florianópolis, dispõe de atendimento médico especializado para receber pacientes em tratamento de trombose. Atuamos desde 2013 unindo tecnologias de última geração à humanização dos processos.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em úlceras vasculares
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar