Tratamento de Feridas

Tratamento para Feridas: conheça as principais dicas

Publicado em 22 de novembro de 2017

Laser, açúcar, pomada de papaína e fisioterapia são algumas das formas de tratamento para feridas em pacientes com escaras

O tratamento para feridas em pacientes com escaras ou úlceras de pressão pode ser realizado de diversas maneiras. Basicamente, a forma escolhida pode depender principalmente da profundidade da ferida.

Essa decisão deve ser tomada sempre por um profissional de saúde qualificado, a fim de se chegar a pronta recuperação do paciente e sua reinserção – quando for o caso – nos âmbitos familiar, social e profissional.

Alguns destes tratamentos podem, inclusive, ser realizados em conjunto, atuando ao mesmo tempo sobre as escaras e tornando o processo mais rápido.

Veja abaixo algumas dicas:

PRINCÍPIOS GERAIS: independente da forma de tratamento para feridas escolhido, há procedimentos básicos que devem ser efetuados. Para remover o tecido morto é preciso limpar a ferida com soro fisiológico, utilizar a forma escolhida para tratar para facilitar a cicatrização e colocar um curativo para proteger a área.

A fisioterapia também é bem-vinda para estimular o local, diminuir a pressão e melhorar a circulação do sangue;

TRATAMENTO DE FERIDAS COM LASER: esse tratamento é feito com um aparelho de laser, de baixa intensidade, visando a melhora da circulação sanguínea da área afetada e a aceleração da cicatrização;

POMADAS: o tratamento de feridas com pomadas especiais surte efeito para que a cicatrização seja mais rápida. A pomada de papaína é uma das mais conhecidas e eficientes. No entanto, qualquer uma delas deve ser prescrita pelo médico. Aconselha-se ainda a aplicação de um creme hidratante ao redor da escara para impedir o crescimento;

ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE: deve ser efetuado diariamente, para checar o progresso ou a piora da ferida. É preciso estar atento aos sinais, como a cor da pele na região e o aparecimento de tecidos em variadas cores. De modo geral, tecido vermelho indica melhora, enquanto tecidos amarelado ou marrom podem ser sinais de infecção ou pús.

Em caso de escaras, o melhor a fazer é encaminhar o indivíduo para uma clínica especializada.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Santa Catarina desde 2013 como referência no tema e está pronta para receber pacientes com a mais alta tecnologia aliada ao atendimento humanizado.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar