Tratamento para Úlceras de Pressão

Tratamento para úlceras de pressão: saiba como se prevenir

Publicado em 3 de maio de 2017

Algumas regiões do corpo devem receber cuidados especiais no tratamento para úlceras de pressão

Entre os pacientes que precisam de cuidados no tratamento para úlceras de pressão encontram-se diabéticos, cadeirantes, pessoas acamadas e com pouca mobilidade, entre outras. Para este grupo, considerado de risco, adotar medidas preventivas contra as escaras – como as úlceras de pressão também são conhecidas – é primordial para o alívio, o aumento do conforto e a melhora na qualidade de vida. Todos os envolvidos com o indivíduo que necessita de acompanhamento, incluindo médicos, enfermeiros e familiares, podem e devem ficar atento às dicas e aos melhores métodos de prevenção e tratamento.

Causadas pela interrupção da circulação em determinadas regiões do corpo humano próximo de regiões ósseas, as escaras tem tempo de formação diferentes, variando com cada organismo de cada indivíduo atingido. Diante de todo desconforto, o ideal é prevenir e evitar o seu aparecimento, o que é muito menos custoso – dos pontos de vista da saúde e financeiro – do que o tratamento para úlceras de pressão. Tenha o habito, de observar pessoas que fazem parte do grupo de risco e verifique em todo corpo se há vermelhidão na pele. Havendo, pode ser um foco de um grande processo inflamatório se iniciando.

Pacientes que ficam em cadeiras de rodas e acamados, devem ser virados constantemente, mudando sua posição para aliviar as áreas de apoio, que compreendem principalmente calcanhares, cotovelos, nádegas, quadril, costas, orelhas e cóccix. A prevenção passa também pela hidratação da pele com cremes e óleos e por colchões especiais, como o ‘casca de ovo’. Não massagear a pele do paciente se a região já estiver com escaras é fundamental para não piorar o processo. E lembre-se de que pacientes com incontinência fecal e urinária devem ter suas fraldas checadas e trocadas com frequência.

A recuperação de cada paciente é muito variável, de acordo com seu estado geral de saúde e sua alimentação – que deve ser rica em nutrientes, colágeno e vitamina C. A Cepelli, localizada em Florianópolis/SC, é um Centro Clinico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras que atua como referência no tratamento para úlceras de pressão, com equipe médica especializada, acompanhamento constante e diversos métodos de acordo com as causas e os estágios das escaras.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Úlceras de Pressão

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar