Úlcera por pressão: veja dicas de como se prevenir
Ter conhecimento de informações básicas é primordial para a prevenção de úlcera por pressão, também chamada de escaras
Certamente você já ouviu a expressão “prevenir é o melhor remédio”. Pois ela não só é verdadeira, como deve ser colocada em prática para que pessoas com dificuldade de locomoção ou que permaneçam sentadas ou deitadas por muito tempo não apresentem feridas conhecidas como escaras ou úlcera por pressão. Tais ferimentos podem aparecer em qualquer parte do corpo com saliências ósseas, sendo mais comuns nas nádegas, calcanhares e laterais das coxas. Geralmente, a má alimentação e o descontrole das funções fisiológicas podem agravar o problema. Por isso, certas recomendações são bem-vindas para atenuar as feridas.
Úlcera de pressão pode ser prevenida com a limpeza imediata da pele quando se sujar, de maneira que a pele seca deve ser tratada com cremes hidratantes. Manchas roxas, avermelhadas ou bolhas podem desencadear o início de escaras e, neste caso, massagens no local são desaconselhadas. Trocar fraldas de pacientes sem controle de urinas e fezes, assim como o uso de pomadas também é fundamental para o não surgimento de escaras.
Entre as dicas para prevenir o aparecimento de úlcera por pressão, o posicionamento adequado do paciente, bem como o uso de técnicas corretas para movimentá-lo é uma das mais importantes: erguer a pessoa, ao invés de arrastar no colchão, evita ou diminui feridas causadas por fricção. Somado a este procedimento, travesseiros e almofadas de espuma devem ser usados para evitar o contato direto entre as proeminências ósseas. Colchões especiais que reduzem a pressão, como o colchão de ar ou o colchão d’água também podem prevenir úlcera de pressão. Porém, para o paciente que já tem as feridas, cuidado com o colchão casca de ovo, pois embora aumente o conforto, ele não reduz a pressão. Por fim e de um modo geral, entre tantas recomendações e cuidados, é absolutamente imprescindível examinar a pele da pessoa que pode ter escaras para, em caso de algum indício, não deixar o problema se agravar.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em úlcera por pressão.
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui