Úlceras

Úlceras – Clinica Cepelli

Publicado em 2 de março de 2016

As úlceras são qualquer espécie de lesão superficial que ocorrem, por exemplo, no tecido cutâneo ou no mucoso.  As causas são variadas e podem ocorrer em diversos locais.

O que é úlcera?

As úlceras são lesões superficiais que podem ocorrer em qualquer organismo. Todas as pessoas estão predispostas a desenvolverem uma lesão nos tecidos. Entretanto, assim como diversas outras complicações, existem pessoas que se tornam mais vulneráveis ao problema.

Estas lesões são espécies de feridas que rompem o epitélio e expõem tecidos mais profundos. Um tipo muito comum de úlcera é, por exemplo, a afta. As úlceras são de diversos tipos e podem acometer uma série de tecidos, as mais conhecidas são as que ocorrem no estômago, no duodeno e no esôfago.

A que atinge o duodeno é conhecida por úlcera duodenal. A que atinge o esôfago por úlcera esofágica. Já a que atinge o estômago por úlcera gástrica. Por se tratar do tipo mais frequente de úlcera, neste artigo abordaremos mais profundamente a gástrica, um mal que atrapalha o cotidiano de muitas pessoas.

Quais os sintomas?

As úlceras costumam gerar muita dor na região acometida. Dependendo do local da dor, da intensidade e da periodicidade, pode-se chegar a um correto diagnóstico. Percepção de queimação é muito frequente. Enjoo, vômito e sensação de peso são outros dos sintomas mais observados. A azia pode ser algo muito relacionado às ulcerações.

Em alguns casos pode não se notar diferença alguma no dia a dia, porém a úlcera está se desenvolvendo. Esta somente será notada quando a doença já está avançada, então surgirá sangue nas fezes ou no vômito.

Qual é o tratamento?

No caso da úlcera gástrica e de outras que agridem o sistema digestivo, o melhor a fazer é tratar a acidez local. Desta forma, para o alívio das dores e da queimação, é indicado o uso de antiácidos, que irão neutralizar o excesso de suco gástrico ou ainda inibir a momentaneamente a secreção.

Caso a úlcera seja resultado de alguma infecção deve-se utilizar antibióticos para suprir o problema. Uso abusivo de álcool e de tabaco também pode contribuir muito para o desenvolvimento de ulcerações, estas substâncias devem ser cortadas da vida do paciente.

Assim que os sintomas diminuírem e a dor for controlada pode se interromper o uso dos medicamentos. Em casos mais graves uma intervenção cirúrgica será considerada.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

    Tags:
Voltar