Úlceras de Pressão

Úlceras de Pressão: como cadeirantes podem se prevenir

Publicado em 19 de abril de 2017

Pertencentes ao grupo que pode desenvolver úlceras de pressão, cadeirantes podem evitá-las adotando medidas simples

Úlceras de pressão são lesões ocorridas na pele com diferentes níveis de gravidade. Também conhecidas como escaras de pressão. Suas causas são diversas e podem decorrer da falta prolongada de irrigação sanguínea em determinadas áreas do corpo. Sua ocorrência se dá pela pressão de um objeto, sobre um osso ou cartilagem, dificultando ou impedindo a circulação.

Como fatores que colaboram para seu aparecimento, a fricção e a umidade podem agravar as lesões. O grupo de risco inclui cadeirantes, além de idosos, pacientes acamados, pessoas imóveis por um longo período, pacientes que perderam a sensibilidade tátil ou térmica e portadores de diabetes.

Geralmente, os locais do corpo mais atingidos pelas úlceras de pressão são os pontos de apoio, como cotovelos, calcanhares, cabeça, costas, cóccix, quadril e nádegas. Se tratando de cadeirantes, o local mais propenso a desenvolver escaras é a região do ísquio, pois se trata do osso que serve de apoio na posição sentada. Sendo assim, evitar ao máximo a pressão diante destes locais é de suma importância para prevenir ou não agravar lesões. Os cadeirantes, devem mudar de posição de 15 em 15 minutos, a fim de aliviar os pontos de pressão.

Contribuem também para o não surgimento de úlceras de pressão uma alimentação rica em nutrientes. Bem como manter a pele sempre limpa, seca e hidratada e fazer uso de colchões e almofadas para proteger e dar alívio aos pontos de pressão. Utilizar um assento ortopédico antiescaras, com formato piramidal que permite a passagem de ar, proporciona um efeito massageador e absorvente.

Diante de qualquer suspeita do surgimento de úlceras de pressão, a recomendação é a de consultar um médico para avaliação correta para definir o grau da lesão e o tratamento. Em casos simples, o tratamento é feito por meio da limpeza das feridas com soro fisiológico e curativos, além de dieta saudável e alívio nos pontos de pressão. Em casos mais graves, poderão ser designados curativos especiais e antibióticos.

A Cepelli é uma clínica localizada em Florianópolis/SC especializada no cuidado e tratamento de feridas. Em caso de tratamentos mais longos e específicos, não deixe de procurar seu médico ou o hospital mais próximo de você.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em úlceras de pressão

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar