Úlceras de pressão: conheça as causas e o tratamento das lesões

Úlceras de pressão: conheça as causas e o tratamento das lesões

Publicado em 3 de setembro de 2020

Cuidados adequados com as úlceras de pressão aliviam desconforto de pacientes e diminuem o risco de mortalidade

 

As úlceras de pressão são lesões que surgem na pele em função de pouca ou nenhuma mobilidade de pacientes acamados ou cadeirantes que permanecem muito tempo na mesma posição. A compressão prolongada de determinadas regiões do corpo em outras superfícies gera a falta de oxigenação na superfície da pele, o que propicia o aparecimento das escaras, outro nome pelo qual as úlceras são conhecidas.

 

Lesões afetam a qualidade de vida dos pacientes e algumas medidas básicas podem contribuir para o tratamento

 

Coloração avermelhada, temperatura elevada no local atingido e alta sensibilidade ao toque são características deste tipo de lesão. Sua classificação abrange feridas leves e mais graves, que podem ocasionar infecção e trazer risco de vida ao paciente. Veja abaixo como tratar e prevenir o agravamento das úlceras de pressão, mais comuns em proeminências ósseas, como calcanhares, cotovelos, cóccix e fêmur – ainda que elas possam surgir nas pernas, pés e glúteos, entre outros:

 

Alimentação balanceada

Os cuidados com os pacientes devem incluir, em casos mais agudos, equipe multidisciplinar no apoio às rotinas. A presença de um nutricionista que controle a alimentação e prescrever uma dieta balanceada auxilia no fornecimento adequado de nutrientes, com o objetivo de oferecer ao corpo as vitaminas necessárias e ajudar na cicatrização das feridas;

 

Hidratação

Para que a pele se recomponha e se regenere, o tratamento de escaras deve incluir a hidratação constante do paciente. Isso inclui não apenas a ingestão de água conforme recomendado, mas também a hidratação da pele com cremes especiais, como forma de estímulo à regeneração. Naturalmente, a recomendação e o acompanhamento médico são necessários;

 

Manejo do paciente

As trocas de posição para evitar a sobrecarga de peso nas regiões mais afetadas deve ser uma constante na prevenção e contra o agravamento das úlceras de pressão. Seja em pacientes acamados ou cadeirantes, em casa ou no hospital, o manejo do indivíduo deve respeitar suas limitações e ser efetuado, sempre que possível, por profissional da área de saúde treinado para a ocasião.

 

Existem, obviamente, diversas ações que contribuem para aliviar desconfortos e melhorar a qualidade de vida do paciente como, por exemplo, utilizar travesseiros e almofadas em determinadas regiões do corpo humano para amenizar a pressão.

 

A Cepelli atua na prevenção, no combate e no tratamento das úlceras de decúbito para pacientes que precisam de cuidados médicos. Estamos localizados em Florianópolis, Santa Catarina, e oferecemos equipe multidisciplinar capacitada e recursos tecnológicos modernos na área de saúde.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar