úlceras de pressão

Úlceras de Pressão: cuidados e tratamento

Publicado em 6 de julho de 2016

Imobilidade, pressões prolongadas, traumatismos e outros fatores podem estar relacionados ao surgimento das úlceras de pressão

As úlceras de pressão são lesões de pele causadas pela interrupção sanguínea em uma área específica, se desenvolvendo em razão de uma pressão aumentada por um tempo prolongado. Ocorre quando há uma compressão do tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura por um período longo.

Geralmente, surgem em alguns pontos específicos, como região sacra, nádegas, cotovelos, calcâneo e tronco. A imobilidade, as pressões prolongadas, a fricção, os traumatismos e a idade avançada, bem como infecções, desnutrição, pressão arterial, umidade excessiva, edemas e incontinência urinária e fecal estão entre os maiores fatores de risco para o surgimento e desenvolvimento das úlceras de pressão.

O grupo de pessoas que deve ter maior cuidado para evitar as úlceras de pressão inclui acamados, diabéticos, desnutridos, idosos, pessoas com problemas de circulação arterial ou com pouca ou nenhuma mobilidade e pacientes que utilizam fraldas em função da incontinência fecal e urinária. Em todos os casos, é essencial manter alguns cuidados com a pele e atuar ativamente no alívio da pressão nas áreas de maior risco, como os locais com ossos mais proeminentes.

Em casa ou no hospital, é primordial um colchão casca de ovo sobre o colchão da cama, a mudança constante de posição do paciente acamado, sentar diversas vezes ao dia o paciente em poltrona macia e revestida com colchão casca de ovo, assim como alternar as pernas de posição , mudando as áreas de apoio. Medidas como colocar travesseiros macios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares, hidratar a pele com óleos e cremes, manter a hidratação e trocar fraldas a cada três horas, mantendo o paciente limpo, entre outras, são preventivas ao aparecimento de úlceras de pressão.

O tratamento das feridas usualmente é feito com soro fisiológico, limpando a ferida sem destruir a reconstituição natural da pele exercida pelo organismo. Qualquer outro produto deve possuir indicação médica e, em alguns casos, ser manuseado por profissional especializado.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

 

    Tags:
Voltar