Úlceras de pressão

Úlceras de Pressão: seus estágios e a importância do tratamento

Publicado em 23 de março de 2017

As úlceras de pressão são classificadas em quatro estágios e atingem, sobretudo, pacientes acamados fumantes e ex-fumantes, diabéticos e pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade.

Úlceras de pressão são lesões de pele causadas por interrupção sanguínea em uma área específica, desenvolvendo-se em função de uma pressão elevada por um período prolongado. Os locais mais freqüentes para o seu aparecimento são a região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e tronco. Vários fatores podem aumentar o risco, como imobilidade, fricção, pressões prolongadas, idade avançada, traumatismos, deficiência de vitaminas, pressão arterial, incontinência urinária e fecal e desnutrição, entre outras.

A classificação das úlceras de pressão se dá de acordo com o estágio em que estão: no primeiro estágio, a pele encontra-se intacta, porém já se observa vermelhidão e um pouco de ulceração de pele; no segundo estágio, a pele já iniciou a perda de sua espessura, manifestando abrasão, bolha ou cratera superficial; no terceiro estágio observa-se uma ferida de espessura completa, envolvendo a epiderme, a derme e o subcutâneo; e no quarto e último estágio a úlcera já se transformou em uma lesão, ocorrendo a destruição ou necrose para os músculos, ossos, tendões e cápsula articular.

Não custa ressaltar que todo cuidado no tratamento é primordial para evitar o avanço da ferida, principalmente nos grupos de risco em potencial. Pacientes acamados fumantes ou ex-fumantes, diabéticos, desnutridos, pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade ou com problemas de circulação arterial, devem receber cuidados especiais para evitar a evolução do quadro.

Por isso, é preciso prevenir a pele do paciente. Aliviar a pressão é essencial para evitar o aparecimento de úlceras de pressão nas áreas de maior risco ou em locais do corpo com ossos mais proeminentes. Entre os principais cuidados, deve-se colocar travesseiros macios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares, manter alimentação rica em vitaminas e proteína, mudar o paciente acamado de posição inúmeras vezes, manter o paciente hidratado e hidratar a pele com óleos e cremes a base de vegetais.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em tratamento de úlceras de pressão

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar