Úlceras de pressão: os cuidados no manejo do paciente acamado
Conheça as principais dicas para prevenção de úlceras de pressão em pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade
Pacientes acamados, pelos mais diversos motivos, são indivíduos mais propensos a apresentar lesões na pele por pressão. Isso ocorre devido ao longo período de pouca ou nenhuma mobilidade, a não ser pelo auxílio de terceiros, sejam profissionais de saúde, cuidadores ou familiares. Neste contexto, cuidar de alguém com úlceras de pressão demanda conhecimento, paciência e atenção redobrada aos procedimentos necessários.
Alterar a posição do paciente a cada duas horas e evitar que os calcanhares fiquem em contato direto com a cama são algumas das recomendações no tratamento
As escaras, outro nome pelo qual as lesões são conhecidas, podem aparecer em qualquer parte do corpo. Porém, são mais comuns em áreas com tecidos moles e proeminências ósseas, como calcanhares, tornozelos, cotovelos, nádegas e região do cóccix. A constante pressão em áreas como estas, pode causar feridas que só são minimizadas ou evitadas preventivamente se o manejo do paciente for eficiente. Veja as dicas:
Alteração de posição
Com pouca mobilidade, ou imóveis, pacientes acamados dependem de auxílio para serem movimentados. As úlceras de pressão demandam que a alteração de posição, como prevenção, deve ocorrer de duas em duas horas em média, mas esse prazo de reposicionamento depende da condição clínica geral da pessoa;
Reposicionamento
O manejo do paciente, quando efetuado, deve respeitar as limitações físicas de cada indivíduo. É ponto pacífico, entretanto, que o paciente jamais deve ser arrastado, uma vez que a fricção da pele em outras superfícies pode gerar ou agravar lesões.
O ideal é que o paciente seja elevado – por mais de uma pessoa, se necessário – para que seja reposicionado adequadamente no leito;
Manejo no leito
A delicadeza em manejar o paciente com úlceras de decúbito envolve cuidados especiais, como travesseiros nos calcanhares, a ponto de evitar que os mesmos tenham contato direto com o colchão. Evitar que, ao reposicionar o paciente, haja dispositivos médicos, ou quaisquer outros objetos como celulares, na cama, é essencial para o bem-estar dele. Para o conforto do indivíduo, evite também elevar a cabeceira do leito em mais de 30 graus.
Alguns pacientes acamados podem passar algum tempo em cadeiras de rodas para aliviar a
pressão. Atentar para o tempo na posição sentado e cuidar para que o indivíduo não escorregue para não haver nenhum trauma, é primordial para evitar úlceras de pressão.
Aliando profissionais médicos de alto gabarito aos recursos em tecnologia da saúde de última geração, a Cepelli atua no tratamento de escaras desde 2013, em Florianópolis, como referência em diversas áreas, com qualidade no atendimento e excelência na prestação de serviços.
A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas
Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram