Feridas Crônicas

Úlceras no pé diabético uma ferida infelizmente muito comum que pode ser tratada e curada.

Publicado em 16 de outubro de 2019

Úlceras no pé diabético são feridas que ocorrem nos pés de pessoas com diabetes tipo 1 e 2. 1/3 das pessoas diabéticas desenvolvem essa ferida ou problemas diversos nos pés, geralmente nas solas dos pés.

Acontece porque a diabete danifica os nervos dos pés e pernas, então uma simples bolha não tratada, que o paciente não percebeu, pode virar uma úlcera.

Essa ferida pode infeccionar e ser preciso a amputação do dedo, pé ou até mesmo da perna se não for tratada corretamente. O tratamento é clínico e precisa de um acompanhamento médico. Se caso tenha diabetes e tenha algum desses fatores de risco, procure seu médico: Neuropatia (dormência, formigamento ou sensação de queimação no pé), doença vascular periférica (má circulação nas pernas), sapatos que não se encaixam corretamente, uma deformidade no pé, histórico de tabagismo.

Mas não se desespere, tem tratamento, conheça:

Tratamento com Medicamentos: Após a consulta com o médico ele irá receitar medicamentos próprios para cada caso e respeitando corpo e suas limitações, não se auto medique, isso é perigoso e pode agravar a situação. Antibióticos podem ser usados, geralmente o tratamento dura de 4 a 6 semanas.

Repouso: Evitar a pressão na úlcera do pé aumenta a velocidade da cura. Alguns gessos ou botas especiais são colocados no pé para “descarregar” a pressão da úlcera. Limpe regularmente a ferida e troque as ataduras com frequência para evitar infecções.

Controle de Açúcar no Sangue (controle da diabete): Altos níveis de açúcar no sangue diminuem a resposta imunológica e impedem a cicatrização de feridas. Portanto, controlando o nível de açúcar com dietas e medicamentos próprios aumenta ainda mais as chances de cura. O alto nível de açúcar no sangue impede a cicatrização.

Cirurgia: Esse é em último caso a extração do tecido morto, é geralmente necessária em torno da ferida para limpá-lo e facilitar o processo de cicatrização. Em alguns casos é preciso fazer enxerto de tecido no local.

A Clínica Cepelli é especializada em tratamento de úlcera no pé diabético e outros tipos de feridas. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Úlceras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar