Úlceras Vasculares

Úlceras Vasculares: o que são e como é feito o tratamento

Publicado em 2 de maio de 2018

As úlceras vasculares são mais comuns nas pernas e podem aparecer devido a pequenos traumatismos ou ainda de forma espontânea

Úlceras vasculares são lesões surgidas na pele em razão da perda de umidade e da inadequação da nutrição por falha no sistema vascular, seja ele o arterial ou o venoso.

Geralmente, seu surgimento ocorre com maior frequência nas pernas e são causadas espontaneamente ou em função de pequenos traumas.

Saiba mais abaixo:

QUADROS CLÍNICOS: de acordo com o sistema vascular acometido, as úlceras vasculares podem apresentar quadros clínicos distintos que levam a tratamentos diferenciados e específicos conforme a necessidade do paciente e a gravidade das lesões.

É essencial a consulta com o profissional médico para correta avaliação e diagnóstico para iniciação do tratamento;

LESÕES DE CAUSA ARTERIAL: as úlceras vasculares desta natureza causam queixas de dor devido à problemas de circulação e caminhar certas distâncias pode agravar o problema. Os ferimentos apresentam fundo pálido, tecidos necróticos e acometem com frequência as polpas digitais, os tornozelos, o tendão de Aquiles e calcâneos, principalmente.

LESÕES DE CAUSA VENOSA: neste caso, as úlceras vasculares se localizam com maior regularidade nas extremidades, ao redor dos tornozelos – geralmente na parte interna. Pacientes apresentam varizes próximas e sangramentos, além de bordos irregulares e escavados e infecção. O comprometimento do sistema venoso se dá devido ao excesso de peso, cansaço excessivo, edemas e eczemas;

OUTRAS LESÕES: pacientes com hipertensão podem desenvolver úlcera maleolar hipertensiva – também chamada de úlcera de Martorell – que demanda um tratamento rigoroso e de extrema dificuldade. Doenças inflamatórias associadas a problemas imunológicos, reumatológicos e dermatológicos também podem ocasionar outros tipos de úlceras vasculares;

TRATAMENTO: assim como em toda medicina, cada caso deve ser avaliado por um especialista a fim de se chegar na melhor conclusão para o tratamento. No entanto, de uma maneira geral, as úlceras vasculares devem ser tratadas com o uso de vasodilatadores, analgésicos que diminuam a dor do paciente, anti-inflamatórios e antibióticos. Os curativos na pele, que fica extremamente sensível, devem receber cuidados especiais.

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras atua com profissionais capacitados, atendimento humanizado e tecnologia de ponta para atender pacientes acometidos com lesões deste tipo.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento em Úlceras Vasculares

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

Voltar