Aguarde, carregando...

Notícias

Úlceras de pressão: como tratar o paciente acamado

Úlceras de pressão: como tratar o paciente acamado

Pessoas em leitos por longo período fazem parte do grupo que merece cuidados especiais quando apresentam úlceras de pressão

 

Úlceras de pressão são lesões que ocorrem na pele, resultantes da morte tecidual. Em pacientes acamados, um longo período na mesma posição ou um curto período com alta pressão no local podem potencializar seu surgimento. Em regra, os tecidos onde há sobreposição de uma proeminência óssea – tais como calcanhares, tornozelos, bacia e nádegas, entre outros – estão mais propensos ao aparecimento das escaras. Isso acontece devido à pouca presença de tecido subcutâneo nestas regiões do corpo humano.

 

Fatores associados a longa permanência em leitos podem contribuir para o surgimento e o agravamento de lesões

 

Pacientes acamados se tornam grupo de risco para úlceras de pressão pelo fato de estarem
praticamente imóveis. No entanto, fatores associados podem contribuir para o desenvolvimento destas feridas, como desnutrição, incontinência urinária e fecal, pressão arterial, idade avançada, desnutrição e traumatismos, entre outros. Fique por dentro das dicas ao lidar com esse público:

 

Prevenção

A melhor medida a ser tomada para evitar o aparecimento das úlceras de decúbito em pacientes com movimentação limitada é a inspeção diária da pele. Para isso, é preciso que se faça o alívio da pressão da pele nas regiões mais sujeitas aos ferimentos. Mudar o paciente de posição a cada duas horas e elevar calcanhares com travesseiros macios, gerando conforto, são ações primordiais para evitar o surgimento de lesões;

 

Cuidados

Desde que o estado do paciente acamado permita, colocá-lo sentado, ao menos uma vez ao dia, em ambiente confortável, alterando o posicionamento das pernas, alivia a pressão. Somados a esta ação, uma dieta rica em vitaminas e proteínas, hidratação constante – tanto do indivíduo, quanto da pele com hidratantes especiais – e roupas de cama trocadas frequentemente a fim de se manterem limpas e secas, são procedimentos que ajudam a precaver o aparecimento das úlceras de pressão;

 

Tratamento

O tratamento de úlceras de pressão, sempre por intermédio de um profissional de saúde capacitado, deve ser feito com soro fisiológico morno, na forma de jato, sobre as escaras.
A aplicação em jato garante a limpeza da lesão sem ferir a reconstrução da pele que vem sendo feita pelo organismo. Há, porém, casos em que a pele já apresenta tecido morto, na forma de crostas endurecidas, que devem ser removidas por agente especializado.

 

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, recebe e trata pacientes com úlceras de pressão, em Florianópolis, onde somos referência desde 2013. Para isso, dispomos de atendimento humanizado, corpo médico altamente qualificado e tecnologia de ponta em saúde.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram