Princípios para o tratamento de úlceras de pressão

Princípios para o tratamento de úlceras de pressão

Publicado em 27 de março de 2020

Conheça os princípios do tratamento em casos de úlceras de pressão e os dois tipos de cirurgia que podem ser feitas para tratar a lesão.

O tratamento para úlceras de pressão é delicado, depende da gravidade e extensão da região atingida. Quando a ferida é pequena, mesmo em grau 3, costuma desaparecer ao longo do tempo, desde de que a pressão sobre a área da pele seja interrompida e as medidas de tratamento mantidas. 

 

Princípios de tratamento para úlcera de pressão 

 Existem quatro princípios que devem ser seguidos para tornar o tratamento da ferida mais fácil e evitar que a região atingida se torne maior. Manter a nutrição da pele é importante para favorecer a cicatrização, isso pode ser feito a partir de alimentação que fornece quantidades adequadas de calorias e proteínas para manter o equilíbrio de nitrogênio. Para diminuir a pressão da região ferida movimente o paciente a cada três horas, hidrate a pele com frequência e avalie diariamente as regiões do corpo que tem maior chance de serem atingidas. 

Para facilitar o tratamento os cuidados devem ser otimizados. Caso a pele apresente necrose ou esfacelamento é preferível a retirada do tecido afetado. A limpeza da úlcera de pressão deve ser feita começando ao redor até chegar ao centro, retirando os detritos em cada troca de curativo.

 

Em algumas circunstâncias é necessário realizar tratamento cirúrgico 

Dependendo do grau da úlcera, pode ser necessário fazer cirurgia de reparação. Nesse procedimento é feito a remoção da parte afetada e logo após um transplante de pele para facilitar o fechamento da ferida.  

Existem dois tipos de cirurgia que podem ser feitos, a escarectomia, é a cirurgia onde é retirada toda a região necrosada, e a osteotomia é um procedimento que retira partes ósseas debaixo da escara, nesse caso podem ser feitas coberturas especiais para cada ferida.  

A melhor forma de lidar com esse tipo de ferida é evitar que se formem em áreas sensíveis, existem maneiras de prevenir o surgimento de úlcera de pressão em pessoas com mais risco, medidas como, não esfregar pele durante a realização dos cuidados básicos, utilizar almofadas de proteção para aliviar a pressão nas regiões suscetíveis, secar bem a pele depois do banho e usar hidratantes com frequência.

Cepelli é uma clínica especializada no tratamento e curativos para úlceras de pressão 

A Clínica Cepelli é especializada em tratamento de feridas. Trabalhamos com profissionais responsáveis e estudados para cuidar da saúde de todos os tipos de pacientes, desde idosos até crianças. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo!

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

    Tags:
Voltar