Cirurgia bariátrica: cuidados básicos após a intervenção

Cirurgia bariátrica: cuidados básicos após a intervenção

Publicado em 2 de junho de 2020

Saiba o que fazer para evitar complicações e efeitos colaterais ao realizar cirurgia bariátricas

 

A cirurgia bariátrica é um procedimento seguro, no entanto necessita, por parte do paciente, de disciplina e alguns cuidados básicos. Com as medidas pós intervenção é possível evitar efeitos colaterais e outras complicações. Indicada para reverter casos de obesidade grau 3, a operação age diretamente no estômago, modificando sua anatomia e reduzindo sua capacidade de receber alimentos.

 

Brasil é o segundo país no ranking mundial de cirurgias bariátricas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

 

O tratamento para cirurgia bariátrica envolve não apenas o pré, mas também o pós- operatório, onde a atitude do paciente é fundamental para sua recuperação e sucesso nos novos hábitos. Em um país que só perde para os americanos no número de intervenções/ano, torna-se evidente a preocupação com os efeitos colaterais e as complicações que podem ocorrer. Saiba mais sobre os cuidados a serem tomados:

 

Cuidados imediatos

De forma geral, o paciente deve ficar de repouso para que a cicatrização ocorra de maneira adequada. Esse tempo varia de acordo com o método: a laparoscopia é uma pequena incisão no abdômen,, enquanto a cirurgia bariátrica aberta é realizada com um corte de 30 centímetros. Neste último caso, uma cinta ou faixa abdominal é indicada para que os pontos permaneçam seguros;

 

Primeiros 15 dias

Hidratação e alimentação sofrem, neste período, uma forte mudança. E, por isso, as recomendações médicas pós-bariátrica devem ser seguidas à risca. Importante ressaltar que o paciente deve continuar consumindo pelo menos dois litros de água por dia, porém em quantidades muito menores do que estava acostumado. Nestas duas semanas, a alimentação deve se basear em dieta líquida, seguindo para pastosa até chegar à dieta sólida, o que costuma demorar, em média, um mês. Até 45 dias após o procedimento, grandes esforços devem ser evitados, mas leves caminhadas já devem fazer parte dos novos hábitos;

 

Estado psicológico e emocional

Diante de tantas mudanças físicas – geradas não apenas pela perda de peso, mas também pela posterior flacidez da pele – o apoio psicológico após a cirurgia bariátrica é primordial. Além da saúde física, a saúde mental e emocional do paciente precisam ser constantemente acompanhadas para auxiliar no seu retorno à vida comum, social e profissional. Toda essa estrutura envolve a prática de exercícios e profissionais de psicologia, psiquiatria, endocrinologia e nutricionista, entre outros.

 

O tratamento de cirurgia bariátrica elenca outras medidas salutares, tais como a ingestão de vitaminas para evitar anemia, fraqueza, dor muscular e óssea. Queda de cabelo, pele ressecada e aumento na produção de gases intestinais devem ser acompanhados por uma equipe médica multidisciplinar. A Cepelli atua em Florianópolis desde 2013 e atende pacientes com indicação de cirurgia bariátrica, oferecendo suporte tecnológico, profissionais altamente capacitados e atendimento humanizado para o tratamento.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar