Cirurgias bariátricas

Tratamento de cirurgia bariátrica: eficiência frente ao método clínico

Publicado em 22 de maio de 2020

Para pacientes hipertensos, obesos e diabéticos, o tratamento de cirurgia bariátrica mostra maior eficácia que a terapia convencional à base de medicamentos

 

A obesidade elevada leva milhões de pessoas anualmente ao tratamento de cirurgia bariátrica. Além da perda de peso, este procedimento vem se mostrando mais eficaz do que o tratamento convencional à base de medicamentos para pacientes com obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2. No entanto, é importante atentar para as indicações médicas: geralmente a cirurgia bariátrica é sugerida aos indivíduos com grau 2 de obesidade e índice de massa corporal (IMC) entre 35 e 50.

 

Desde que os limites clínicos estejam respeitados e novos hábitos sejam adquiridos, as cirurgias bariátricas têm se mostrado a solução para inúmeros pacientes.

 

A avaliação médica é um dos primeiros passos no tratamento de cirurgia bariátrica. Geralmente indicada a partir dos 16 anos, a abordagem deve ser específica e individualizada de acordo com a idade do pacientes. Naturalmente, um adulto jovem terá recomendações distintas de um indivíduo na terceira idade. Isso implica na relação risco-benefício da operação, risco cirúrgico, benefícios do emagrecimento, doenças associadas e expectativa de vida, por exemplo. Saiba mais sobre as cirurgias bariátricas:

 

Equipe multidisciplinar

Engana-se quem imagina algumas simples consultas com o cirurgião antes da realização do procedimento. Por se tratar de uma doença crônica e progressiva, a obesidade deve ser vigiada no pré e no pós-operatório. Isso implica em uma equipe multidisciplinar para acompanhar o paciente no tratamento de cirurgia bariátrica.
Psicólogo, endocrinologista, nutricionista e médico cirurgião devem trabalhar em conjunto – em muitos casos com outros profissionais;

 

Apoio psicológico

O tratamento para cirurgia bariátrica envolve aspectos que vão além da questão física. A mudança no corpo, a perda de peso e a forma como a pessoa muda o jeito como se vê e se relaciona com o mundo devem ser abordados por um psicólogo. Com relação à comida, por exemplo, é preciso trabalhar junto ao paciente a forma como ele organiza refeições, faz compras e combina alimentos. Este novo hábito – entre tantos outros – deve ser enraizado de maneira positiva para evitar recaídas ou traumas após a operação;

 

Exercícios físicos

Investir na atividade física é condição sine qua non para o sucesso do tratamento de cirurgia bariátrica. Ou seja, não apenas o procedimento deve ser encarado como solução, mas a mudança de hábito com relação aos exercícios, pois são eles que potencializam a perda de peso e minimizam reações adversas. Além disso, servem como uma outra forma de saciar o prazer e dissipar a ansiedade.

 

Atuando em Florianópolis como referência desde 2013, a Cepelli oferece uma série de cirurgias, tais como bariátrica, pós-bariátrica, obesidade mórbida e plástica. Com ampla tecnologia voltada para a área de saúde, especialistas capacitados e atendimento humanizado, estamos preparados para receber pacientes e tratá-los, de modo a oferecer um retorno à vida social e profissional com total qualidade.

 

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

 

    Tags:
Voltar