cirurgia bariátrica

O que comer e como me comportar no pós-operatório da cirurgia bariátrica

Publicado em 17 de julho de 2019

Saiba como se comportar, o que comer e quais os principais cuidados no pós-operatório de uma cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é feita por pessoas obesas, com IMC acima de 35 e 40kg/m² com ou sem doenças associadas como hipertensão, diabetes, entre outros. Apesar de ser uma cirurgia “comum” para redução de peso, ela exige muitos cuidados no pré e pós-operatório.

Saber como se comportar e o que comer após a cirurgia bariátrica é fundamental para que o processo de emagrecimento aconteça corretamente e também para que o paciente não passe mal.

A Cepelli, clínica especialista em tratamentos para queimaduras, úlceras, etc, também atende convênios no pós-cirúrgico de bariátricas, ajudando os pacientes de variadas formas. Confira abaixo algumas dicas e cuidados importantes no pós-operatório de cirurgias bariátricas:

Dieta: A dieta após a cirurgia bariátrica é bem restrita. Nos primeiros meses só será permitida a ingestão de líquidos como sucos, água, gelatinas ou sopas. Porém, com o passar do tempo, alguns alimentos podem entrar no seu cardápio. É importante lembrar que quem decide o que o paciente vai comer e qual o tempo determinado para cada dieta no pós-operatório é o médico nutricionista, com a ajuda de outros médicos especialistas, como o endocrinologista. A dieta é baseada de acordo com o organismo de cada pessoa, seguindo o que ela gosta e pode comer.

Quantidade: O começo é extremamente difícil, mas provavelmente você sentirá menos vontade de comer. Após a dieta dos líquidos, as porções de alimentos devem ser reduzidas, para que você não agrida seu estômago e passe mal. Além disso, você deve respeitar corretamente a dieta passada pelo nutricionista e, caso saia da dieta e esteja tomando algum remédio, é importante informar seu médico.

Fases: Como dissemos anteriormente, o nutricionista preparará uma lista do que você pode comer e o tempo que deve seguir cada uma. Esse tempo é descrito como fase 1, fase 2, etc. Em cada fase será liberada uma nova lista de alimentos, até que você possa voltar a comer “normalmente”, já adaptado à sua nova reeducação alimentar. É importante seguir todas as fases à risca, para que você emagreça com saúde e rapidamente.

A Clínica Cepelli, em parceria com a KCI do Brasil, promoverá um fórum de discussão sobre novas tecnologias para o tratamento de feridas e pós cirurgias bariátricas no dia 05 de outubro de 2019.

Parte do time, o Professor Jayme Farina Júnior, da Universidade de São Paulo, USP, falará sobre o pós-tratamento de cirurgias bariátricas e todos os cuidados necessários para que os pacientes tenham uma recuperação saudável e correta, sem riscos.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Cirurgias Pediátricas

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar