Cirurgia pediátrica: como preparar o público infantil para este momento

Cirurgia pediátrica: como preparar o público infantil para este momento

Publicado em 20 de agosto de 2020

Apoio psicológico e presença dos pais ou responsáveis é fundamental para que a criança esteja tranquila para a cirurgia pediátrica a que será submetida

 

O campo da medicina que envolve cirurgias infantis é vasto e especial, dadas as características próprias do público e a gama de doenças que acometem recém-nascidos e crianças. Entre hérnias inguinais e umbilicais, fimose, testículo não descido, hidrocele e algumas outras enfermidades, a postura e o apoio de todos os envolvidos é fundamental para trazer calma e tranquilidade aos pequenos que precisam passar por uma cirurgia pediátrica.

 

Papel do cirurgião pediátrico em conjunto com equipe multidisciplinar e responsáveis faz parte do pré-operatório e do preparo do público infantil

 

Intervenções cirúrgicas são, por si só, procedimentos que apresentam o risco, mesmo que mínimo, da anestesia, e ocasionam um momento de vulnerabilidade ao paciente. Em se tratando de crianças, quase sempre mais instáveis emocionalmente, o trabalho de cirurgiões pediátricos, pais e equipes multidisciplinares pode fazer toda diferença. Veja:

 

Cirurgião pediátrico

O papel deste profissional vai muito além da sala de operação em uma cirurgia infantil. Como maior responsável pela intervenção, o cirurgião pediátrico deve ser claro e objetivo com os pais, tirando todas as suas dúvidas e, ao mesmo tempo, sincero e carinhoso com a criança, como forma de deixá-la o mais confortável possível em um momento delicado. Naturalmente, a idade do paciente é determinante para a postura de todos, pois não se trata um bebê de um ano e meio como uma criança de sete anos;

 

Pais ou responsáveis

Aos pais, o principal é o apoio físico e mental. O pré-operatório pode exigir consultas médicas e exames e, sendo assim, estar sempre ao lado acompanhando, bem como passando segurança e confiança para que tudo transcorra bem é essencial para o estado emocional dos pequenos.
Uma cirurgia pediátrica bem sucedida se deve, também, ao tratamento dado à criança, com explicações, paciência e amor;

 

Equipe multidisciplinar

Em certas ocasiões, a presença de psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e equipe de enfermagem pode ser necessária. Neste contexto, profissionais sensíveis e acostumados a lidar com o público de cirurgias pediátricas podem fazer a diferença. Psicólogos, por exemplo, podem tratar a ocasião de maneira mais lúdica, envolvendo a criança em um ambiente sem agitação e ansiedade.

 

A Cepelli atua em Florianópolis desde 2013 e se destina também ao público infantil. Atendemos e tratamos recém nascidos e crianças que necessitam de alguma cirurgia pediátrica, com consultas de especialidades, pequenas cirurgias e procedimentos cirúrgicos de urgência.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Feridas 

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram 

    Tags:
Voltar