queimaduras em idosos

Como agir em casos de queimaduras em idosos?

Publicado em 1 de maio de 2019

Saiba como deve proceder em casos de queimaduras em pacientes idosos

Idosos são como crianças, necessitam de atenção e cuidados o dia todo. Frágeis e muito mais sujeitos a possíveis danos, é muito comum ocorrer acidentes domésticos com a terceira idade e um muito comum e quase fatal são as queimaduras.

As queimaduras são acidentes que podem ter diferentes graus de gravidade. Em casos como esses, os idosos necessitam de cuidados especiais, diferente dos que são disponibilizados às pessoas com menos idade ou crianças.

Tratamentos: Existem mais de um tipo de tratamento para feridas de queimaduras em idosos. Um deles consiste em tratar feridas com uma hidratação mais reduzida, com tratamento prolongado e conservador. Já em outros casos, a hidratação é mais profunda e agressiva e consiste em monitorização invasiva, excisão e enxertia precoce das feridas. Em ambos os casos, quanto mais cedo se iniciar o tratamento, haverá menos riscos de mortalidade e outras complicações.

Primeiros socorros: Antes de mais nada, após um idoso sofrer algum tipo de queimadura, inicie os primeiros socorros, para que a dor seja ao menos suportável e dê tempo de chegar até o hospital. Você pode iniciar resfriando a área atingida com água corrente por um período de 5 a 10 minutos. Após o esfriamento, corra com a vítima para a unidade de saúde mais próxima, a fim de evitar problemas mais graves.

O que não fazer: Não é indicado utilizar medicamentos para queimaduras, no caso de não conhecer bem o produto, assim como plantas medicinais, manteiga, pasta de dente ou água gelada para resfriar a área queimada. Também não é indicado que se enrole qualquer pano ou curativo em idosos com a pele queimada, pois o pano poderá grudar na ferida, causando ainda mais dor à pessoa na hora de ser retirado para a limpeza do local.

Tratamentos médicos: Em casos de queimaduras leves, o médico poderá medicar o paciente e manda-lo para casa, com curativos e pomadas cicatrizantes. Porém, se a queimadura for mais grave, pode ser necessário que a ferida seja limpa com escova macia antes de iniciar o tratamento, para que seja retirada qualquer infecção. Somente após a limpeza da área afetada é que deve se usar um pano limpo para evitar a exposição ´da ferida ou hipotermia.

Medidas preventivas: Assim como com crianças, quem mora com um idoso precisa dobrar a atenção. Experimente deixar cabos de panela para dentro e evitar deixá-los mexer com água ou óleo fervendo. Além disso, se o idoso morar sozinho, certifique-se de que ele está em condições para se cuidar sozinho e, mesmo se estiver, evite deixa-lo só o tempo todo.

A Clínica Cepelli é especialista em tratamentos de queimaduras e doenças de pele de pessoas de todas as idades. Tratamos nossos clientes com todo o cuidado, oferecendo a eles um tratamento de qualidade, a base de remédios, exames e orientação médica.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar