queimaduras em idosos

Queimaduras em idosos: prevenção e tratamentos

Publicado em 27 de outubro de 2016

O tratamento de queimaduras em idosos deve ser realizado com medidas específicas e cuidado redobrado

Idosos necessitam de acompanhamento contínuo e especial em determinadas fases da vida ou ocasiões. Em se tratando da ocorrência de queimaduras, este cuidado deve ser ainda maior, haja vista aspectos sociais como o aumento da expectativa de vida da população e modificações na estrutura familiar, entre outras. Estes fatores levam ao desencadeamento de situações de risco de acidentes no decorrer de tarefas domésticas, por exemplo. Portanto, o desafio é grande para quem está diretamente ligado ao tratamento de queimaduras em idosos.

Quando abordamos assuntos interligados às queimaduras, chama atenção a discrepância de sobrevida entre pacientes idosos e pacientes de outra faixa etária. Em função deste desnível, é imperioso que o tratamento de queimaduras em idosos seja efetuado com um cuidado maior e medidas específicas e diferenciadas. Ainda assim, a comunidade médica discute que medidas seriam essas e quais condutas especiais poderiam aliviar o sofrimento e o tratamento.

De forma geral, há vertentes distintas sobre o tratamento. Uma delas defende a baixa hidratação e o tratamento conservador da ferida, enquanto outros prezam por condutas mais agressivas, com hidratação plena, monitorização invasiva, excisão e enxertia precoce das feridas. Nesta segunda forma de agir, porém, não foi comprovado o aumento da sobrevida dos idosos, mesmo com o tratamento cirúrgico mais agressivo e a diminuição do tempo de hospitalização. Em regra, queimaduras em idosos ainda tendem a evoluir mal e vagarosamente, apesar do aparato técnico disponível. Idosos que sobrevivem a queimaduras de grande porte necessitam de cuidados especiais e um suporte mais freqüente por meses, o que em muitos casos pode comprometer suas relações em família e sociais, bem como sua independência.

Com o aumento da longevidade humana, o tratamento de queimaduras em idosos deve ser investigado e melhorado para que deixe o mínimo de seqüela nos pacientes. A assistência ao idoso deve ser melhor estudada nos aspectos médicos, sociais e legais das queimaduras, assim como ambientes domésticos mais seguros são essenciais para a prevenção de acidentes e a diminuição de casos.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar