como-deve-ser-feito-o-tratamento-de-queimaduras-imediato

Como deve ser feito o tratamento de queimaduras imediato?

Publicado em 6 de maio de 2021

Veja como agir em caso de emergência para iniciar o tratamento de queimaduras antes de chegar ao hospital

Se uma pessoa se queimar na sua frente, você sabe como ajudá-la? Se for uma queimadura simples, talvez até saiba… mas e quando a queimadura é de segundo e terceiro grau? Nesse caso, é importante saber iniciar o tratamento para queimaduras como primeiros socorros!

Como dar início ao tratamento de queimaduras?

O tratamento de feridas em si só poderá ser feito por médicos e enfermeiros especializados. São eles que vão limpar as lesões, medicar o paciente e cuidar para que nada fique infeccionado. Mas e antes disso? O que fazer como primeiros socorros? Aqui vão algumas dicas da Cepelli para você saber o que fazer em casos de urgência:

Comece pelo básico

Comece colocando água corrente fria na lesão por até 15 minutos. Mas atenção! A água deve ser fria e não gelada, pois o gelo nas lesões pode queimar ainda mais a pele e prejudicar ainda mais a recuperação do paciente.

Cuidado com o que vai usar

Em hipótese alguma coloque sobre a pele lesionada qualquer substância que não conheça ou que não tenha sido prescrita pelo médico! Jamais utilize receitas caseiras como pasta de dente, farinha e outros ingredientes “milagrosos” que prometem ajudar, mesmo que a queimadura seja simples.

Cuidado

Jamais retire panos ou roupas que fiquem grudadas sobre a queimadura, pois isso pode prejudicar ainda mais a queimadura. Se a pele estiver muito danificada, envolva a lesão com compressas e gazes úmidas e esterilizadas, de preferência. Não use materiais que possam ficar aderidos à pele, como algodão ou panos e não envolva a lesão com ataduras ou qualquer material que faça compressão. O importante é proteger a pele sem pressioná-la.

Bolhas

Nunca estoure as bolhas e jamais arranque a pele que fica pendurada. Se houver sinais de pele carbonizada ou morta, deixe o médico decidir como proceder. Você só precisa fazer os primeiros socorros e chamar ajuda!

Conheça a Cepelli, clínica especialista em queimaduras que fica localizada em Florianópolis, Santa Catarina. Os primeiros socorros para pacientes queimados são essenciais, mas os nossos profissionais vão ajudá-los a se recuperar rapidamente, através de tratamentos avançados para queimaduras. Portanto, em casos de emergência, aja rapidamente e traga o paciente até nós!

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar