cirurgia infantil

Como funciona o pós operatório da cirurgia infantil?

Publicado em 8 de dezembro de 2020

Os pais precisam se preparar e preparar também os seus filhos para o pré e pós operatório de uma cirurgia infantil

Crianças estão sujeitas a se machucarem o tempo todo. Em algumas vezes, elas simplesmente ralam os joelhos, já outras vezes, o acidente pode ser bem mais grave, levando os pequenos para a sala de cirurgia. É aí quando há necessidade de uma cirurgia infantil que os pais e até as crianças se desesperam. 

Como evitar esse desespero da cirurgia infantil?

Os pais precisam se preparar para esse momento, que não é nenhum bicho de  7 cabeças. É claro que associamos as nossas crianças com fragilidade, mas em casos de cirurgias, elas podem ser mais fortes que os próprios adultos. Por isso, respire, tome uma água e leia essas dicas que pode te ajudar a enfrentar essa situação: 

Tire todas as dúvidas

Não fique com nenhuma dúvida de como será o procedimento da cirurgia. O médico precisa te contar tudo, para que você entenda pelo que a criança vai passar e quais os cuidados no pré e pós operatório da cirurgia. 

Siga todas as orientações

Não pule nenhuma etapa! Siga exatamente todas as orientações possíveis. Tanto no pré como no pós operatório, o médico lhe passará uma série de restrições e cuidados para que tudo corra bem. 

Converse com seus filhos: Muitos pais tem o instinto de proteção tão aflorado que simplesmente tem medo de contar sobre situações como essas para seus filhos. Isso é um erro grave! A criança precisa saber pelo que ela mesma passará! Por isso, enfrente o seu medo e instinto protetor para dar a notícia da melhor forma para a criança. Explique o que é, como é e porque ela passará por isso. 

Cuidado para não passar medo

Ao contar para o seu filho, você estará contribuindo para o amadurecimento dele, mas tome muito cuidado para não o assustar. Se estiver nervoso com o fato ou assustado demais, respire, fique calmo e somente depois conte. Se achar melhor, designe essa tarefa para outra pessoa de sua confiança fazer. 

Por fim, fique tranquilo. Existem muitos tipos de cirurgias infantis e muitas delas são até comuns. Oriente-se com o seu médico, marque a data, preste atenção nas orientações e não fique procurando muito sobre a cirurgia na internet. Procure tirar suas dúvidas com o próprio médico! 

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua em Santa Catarina e Florianópolis desde 2013. Especialista em todas as idades, ela também trabalha com o público infantil e possui medidas de intervenção e tratamentos de doenças comuns ou mais graves, além de queimaduras e feridas. Conheça nosso trabalho.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar