Tratamento de queimaduras: veja como tratar cada lesão de acordo com a gravidade

Como funciona o tratamento de queimaduras de primeiro grau?

Publicado em 29 de dezembro de 2020

Entenda como socorrer alguém com queimaduras de primeiro grau!

Queimaduras de primeiro grau são comuns. Muitas pessoas acabam sofrendo pequenos acidentes em casa como deixar o óleo quente espirrar na pele na hora de colocar algo para fritar na frigideira, queimar a mão no cabo quente da panela, se queimar com o fósforo, uma vela ou com a ponta do cigarro… Porém, apesar de comum, qualquer tipo de queimadura é ruim e causa dor!

 

Saiba como tratar queimaduras de primeiro grau em casa!

As queimaduras de primeiro grau são a mais fracas. Elas ocorrem quando uma pessoa sofre uma leve lesão na pele decorrente de qualquer tipo de queimadura caseira, como o caso de queimar a mão na tampa ou no cabo da panela que falamos logo acima. Porém, ainda que não seja perigosa e que não seja necessário encaminhar a vítima para o hospital, é preciso adotar algumas precauções. Veja quais: 

Lave e resfrie o local

A primeira atitude que você deve ter é lavar e resfriar a área afetada com água em temperatura ambiente. JAMAIS coloque gelo sobre a região queimada, pois o gelo pode prejudicar ainda mais a ferida, já que também queima. 

Cuidado com as receitas caseiras

Muitas pessoas insistem em colocar pasta de dente, farinha e outras receitas caseiras sobre a queimadura, com a ilusão de que vai aliviar a dor e acelerar a cicatrização da ferida. Porém, essas receitas não são confiáveis e podem prejudicar ainda mais o local afetado, dificultando a cicatrização e até trazer bactérias. 

Não passe creme sobre a pele queimada

Você pode achar que um bom creme vai aliviar a dor e hidratar a pele queimada, mas eles podem prejudicar ainda mais a região afetada. Não passe cremes comuns sobre o local queimado. Faça uso de pomadas de queimadura e deixe a região afetada respirar!

Limpe a região

O melhor a fazer assim que sofrer uma queimadura de primeiro grau, é lavar com água corrente e utilizar gaze e soro fisiológico para aliviar a dor e limpar a área afetada. Depois, aguarde a regeneração da pele até que tampe a ferida por completo. 

Em casos de queimaduras mais graves, onde a pele é muito danificada e bolhas se formam, encaminhe o paciente imediatamente a um atendimento médico qualificado. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, está apta a receber pacientes para atendimento e tratamento em Florianópolis e Santa Catarina.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar