queimaduras

Como funciona o tratamento de queimaduras de acordo com o grau?

Publicado em 19 de novembro de 2020

Saiba como realizar o tratamento de queimaduras de 1º, 2º e 3º grau. 

 

Antes de explicar  como funciona o tratamento de acordo com o seu grau, é importante você lembrar que as queimaduras podem ser causadas de diferentes formas, através do contato da pele com o fogo, com o gelo e o frio excessivo, produtos químicos, radiações, eletricidade e até fricções! 

 

Quais os graus de queimaduras que existem e como tratá-las?

 

Como já sabemos, as queimaduras são lesões na pele que podem ser provocadas de diferentes formas, podendo atingir uma camada superficial ou mais profunda da pele, comprometendo até os músculos e ossos! Por isso, existem alguns graus de queimaduras e diferentes formas de tratá-las. Veja abaixo: 

 

Queimaduras de 1º Grau

Atingem a camada mais superficial da pele, apresentando vermelhidão e dor leve. Para tratar queimaduras desse nível, faça compressas frias nas primeiras horas após o acidente e utilize vaselina para manter a região afetada hidratada. Se precisar, tome algum analgésico para aliviar a dor e use filtro solar pelos próximos dias. 

Queimaduras de 2º Grau

Pode ser superficial ou mais profunda. Geralmente surgem bolhas normais ou esbranquiçadas que devem ser drenadas por um médico, e não estouradas, pois elas são curativos biológicos! Após a drenagem das bolhas, o local deve ser limpo com água corrente e clorexidina, seguido de um curativo geralmente feito com sulfadiazina de prata ou nitrato de cério. Após a cicatrização, não se esqueça de usar muito filtro solar para evitar manchas! Se a queimadura de 2º grau for mais profunda, o tratamento é parecido com a queimadura de 3º grau.

Queimaduras de 3º Grau

É o pior tipo de queimadura que existe. Quando a queimadura é denominada de 3º grau, é porque ela atingiu todas as camadas da pele! Em alguns casos, pode até atingir os músculos e ossos, causando graves deformidades no corpo. Apesar de terrível, esse tipo de queimadura é indolor, pois destrói também os nervos da região!

 

Em casos como esse, há necessidade de atendimento médico imediato, com internação. Muitas vezes, é necessário retirar os tecidos necrosados e realizar limpeza profunda e enxertos no local queimado. 

 

O tratamento de queimaduras de 2º e 3º grau deve ser feito por médicos especialistas. Aqui na Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atuamos como referência na área desde 2013, oferecendo atendimento aos pacientes queimados com equipe médica altamente capacitada e infraestrutura adequada! Estamos localizados em Florianópolis, Santa Catarina.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar