Traumas e queimaduras: veja como socorrer uma vítima

Traumas e queimaduras: veja como socorrer uma vítima

Publicado em 30 de julho de 2020

Esteja preparado e saiba o que fazer – e o que não fazer – ao precisar lidar com uma vítima de traumas e queimaduras

 

As lesões ocorridas na pele por um agente externo podem deixar marcas profundas nas pessoas, dependendo da gravidade. Neste sentido, traumas e queimaduras são classificados em 1º, 2º e 3º graus. Porém, tal classificação depende de alguns fatores para elencar a gravidade, como profundidade e extensão. De antemão, no entanto, ao socorrer uma vítima, há procedimentos comuns a todos os casos, e outros mais específicos.

 

Como cada tipo de lesão pode determinar um tratamento distinto, tenha atenção especial com pessoas com queimaduras profundas, pois podem correr risco de vida

 

O tratamento de queimaduras será específico de acordo com a gravidade da lesão.
Naturalmente, casos menos graves, como só de 1º grau, podem regredir sem a necessidade acompanhamento, bastando cuidados básicos com a lesão. Já para casos de 2º e 3º graus, o diagnóstico correto é determinante para a recuperação do paciente. Acompanhe, abaixo, como proceder para socorrer vítimas:

 

Lesões de 1º grau

É fundamental,em um primeiro momento, interromper o contato entre o agente causador e a região afetada. Ato contínuo, deve se resfriar com água corrente em temperatura ambiente a área afetada, sem utilizar gelo. Traumas e queimaduras podem piorar com seu uso, pois o gelo, ao invés de aliviar, aprofunda a lesão. Seque o local, sem esfregá-lo e ponha uma compressa limpa sobre ele. É importante que a vítima consuma bastante água e tome um remédio para combater a dor;

 

Lesões de 2º grau

Não se trata mais de uma queimadura artificial. Há liberação de líquidos que causam bolhas, fortes dores e inchaço no local. Também se deve usar água em abundância e jamais furar as bolhas, que servem como camada protetora para a ferida. Necessita quase sempre de acompanhamento médico, principalmente se não for um ferimento pequeno. Portanto, faça os mesmos procedimentos das lesões de 1º grau, mas procure um médico imediatamente;

 

Lesões de 3º grau

São casos gravíssimos, em que a vida da vítima depende de atendimento de emergência. Por isso, não perca tempo. Retire acessórios e roupas, se eles não estiverem colados no corpo da pessoa e resfrie a região com compressas úmidas de água. Por atingir todas as camadas da pele, músculos e ossos, é preciso manter a vítima de traumas e queimaduras de 3º grau aquecidas. É essencial não apertar o local e fazer um curativo com compressa limpa, até chegar ao hospital. É primordial que a vítima não beba água, nem se alimente, pois necessitará de anestesia e o ideal é estar em jejum.

O tratamento de queimadura deverá obedecer às recomendações médicas, baseadas na gravidade da lesão e nas características individuais da queimadura, como extensão e profundidade, além de respeitar os limites físicos do paciente.

 

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua desde 2013 em Florianópolis/SC, como referência no tratamento e na recuperação de queimados. Possuímos, para tal, infraestrutura moderna e preparada, recursos tecnológicos de última geração e equipe altamente especializada.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar