traumas e queimaduras

Traumas e queimaduras: como adotar os primeiros procedimentos com o paciente

Publicado em 10 de novembro de 2020

Estar preparado para agir diante de acidentes que podem causar traumas e queimaduras pode fazer a diferença para indivíduos queimados

 

Traumas e queimaduras são lesões na pele causadas por diferentes agentes e divididas em três graus: primeiro, segundo e terceiro, de acordo com a extensão e a gravidade, o que acarreta cuidados e procedimentos específicos. Os primeiros socorros, portanto, são essenciais para a vítima e podem fazer diferença na recuperação dos pacientes.

Interromper a ação do agente causador e resfriar a área atingida são ações que se juntam a outras específicas de acordo com o diagnóstico

 

É fundamental que, seja qual for a gravidade, o correto diagnóstico de queimaduras seja realizado para evitar sequelas ao paciente. Sendo assim, observe o que deve ser feito além das ações em comum de interromper a atuação do agente causador e resfriar a área atingida com água abundante em temperatura ambiente:

Primeiro grau

Traumas e queimaduras mais brandas como as de primeiro grau, geralmente não demandam atendimento médico, a não ser que sejam de grande extensão. Realizar o resfriamento da região atingida, evitar o contato direto com o sol e aplicar moderadamente o uso de um hidratante costumam ser ações suficientes para a regressão da lesão e a recomposição da pele;

Segundo grau

Além dos procedimentos iniciais, nestas lesões o tratamento de queimaduras inclui curativo com compressa limpa para proteger a área afetada. Em caso de bolhas, elas não devem ser estouradas, pois funcionam como camada protetora natural e sua ruptura voluntária pode gerar infecções.
É necessário buscar por ajuda médica;

Terceiro grau

Em traumas e queimaduras desta magnitude é fundamental tirar roupas e acessórios da vítima, uma vez que a região afetada costuma inchar. Mas isso só deve ser feito se as roupas não estiverem grudadas. Para queimaduras que atingem grandes extensões corporais, o paciente deve ser mantido aquecido e encaminhado imediatamente ao hospital, uma vez que nervos, músculos e ossos podem ser comprometidos neste tipo de lesão.

 

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua como referência na área desde 2013, estabelecida em Florianópolis, Santa Catarina. Oferecemos atendimento aos pacientes queimados com equipe médica altamente capacitada, infraestrutura adequada e atendimento personalizado.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar